quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ALCOBAÇA| FESTIVAL DE LIVROS E FILMES REGRESSA AO TERRITÓRIO DA REDE CULTURA

Entre 1 e 21 de novembro de 2021, em Alcobaça

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, o Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça regressa em 2021 ao território da Rede Cultura 2027 para cumprir a sua missão de dar resposta à procura de eventos que contribuam para uma nova forma de cosmopolitismo, em que a arte circule entre todos, para todos. A decorrer entre 1 e 22 de novembro, em Alcobaça, o evento junta conversas literárias e projeção cinematográfica, exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops de ilustração e atividades lúdicas. Nesta edição, será homenageada a atriz Isabel Ruth, que estará presente na Gala Books&Movies, marcada para o último dia do festival, 21 de novembro, pelas 18h00, no Cine-Teatro de Alcobaça, João D’Oliva Monteiro.


Alcobaça e o seu Mosteiro, Património da Humanidade, foram, no passado, espaços privilegiados do ensino público, do engrandecimento da língua portuguesa e do desenvolvimento cultural da região. Foi neste cenário que, em 2014, ano da sua estreia, o festival Books & Movies levou aos cafés e espaços públicos da cidade dezenas de escritores e artistas profissionais, para, num clima de diálogo, de tolerância e de abertura, cativar novos públicos para a leitura e escrita.


“Este festival é um excelente exemplo do trabalho em prol da cultura que o território da Rede Cultura desenvolve junto da comunidade. Levar a cultura e os grandes nomes que dela fazem parte a comunidades que vivem longe dos grandes centros urbanos”, adianta Paulo Lameiro, coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura.


A edição 2021 do festival realizar-se-á exclusivamente nos espaços municipais, (programação para público geral) e nas escolas (programação para público escolar), como forma de criar hábitos culturais desde cedo às crianças e jovens. O evento, para além das conversas literárias e projeção cinematográfica, inclui outras iniciativas como exposições, teatro, música, declamação de poesia, workshops e atividades lúdicas.


Confira em baixo a programação para o público geral da 7ª edição do Book&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça

LINK PARA O PROGRAMA – https://www.cm-alcobaca.pt/pt/pt/menu/1115/booksmovies-2021.aspx


A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e distância superior a 170 km entre os seus extremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário