sábado, 5 de março de 2022

Navio russo impedido de carregar pás eólicas no porto de Viana do Castelo

Em causa estão as sanções aplicadas à Rússia no âmbito da invasão da Ucrânia.

Um navio russo foi impedido de carregar pás eólicas do grupo alemão Enercom, no porto de Viana de Castelo. A empresa diz que o boicote ao transporte de mercadorias com bandeira russa é uma sanção por causa da guerra na Ucrânia.

Não há data para que as pás para aerogeradores deixem as instalações da Enercom. O navio russo devia ter atracado no porto de Viana de Castelo na quarta-feira, mas o carregamento não foi autorizado.

Uma sanção imposta pelo grupo alemão do setor eólico, em resposta à invasão da Ucrânia. Esta medida aplica-se a todas as embarcações com bandeira russa.

O armador russo está a tentar alterar o estado da bandeira de conveniência, para contornar esta sanção e manter atividade. O navio, com 123 metros de comprimento, tem bandeira e tripulação russa e é livre de entrar em todos os portos nacionais. Mas está, desde segunda-feira, fundeado à entrada do porto de Viana do Castelo.

À SIC, a Enercom adianta que apoia as sanções impostas ao regime de Vladimir Putin. O grupo alemão tem um negócio de instalação de parques eólicos na Rússia e garante estar a avaliar a possibilidade de suspender contratos com empresas russas.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário