sábado, 5 de março de 2022

Depois dos combustíveis, o preço do pão também pode aumentar

 Com o aumento dos preços da energia soma-se agora a subida dos cereais, como o trigo e o milho, devido à guerra.

As subidas, que atingem os 20 euros por tonelada de cereal no mercado europeu, são, para a Associação de Comércio e Industria da Panificação (ACIP), um fator de aumento dos custos de produção e é natural que isso se reflita nos consumidores.

Hélder Pires, dirigente da ACIP, disse à TSF, que estes aumentos decorrentes da guerra na Ucrânia estão a ter impacto nas padarias: "têm muito impacto porque se somam aos aumentos a que temos assistido desde o último trimestre do ano passado e nos primeiros meses deste ano. É um acréscimo sobre aumentos que estávamos a sentir nos cereais transformados, nas farinhas, e também nos combustíveis e na energia. São aumentos com uma magnitude a que não estávamos habituados e preparados para eles", confessa.

Num "setor que trabalha com margens bastante baixas", ainda não é possível dizer quanto vai aumentar o pão.

A Rússia é o primeiro exportador mundial de trigo e a Ucrânia era o maior fornecedor de milho à Europa, mas a guerra cortou estes canais de abastecimento, o que nalgumas padarias em Portugal levou a um investimento em armazenamento, reconhece Hélder Pires.

"Sei que há colegas nossos que estão seriamente preocupados e apreensivos com esta situação que se vive na Ucrânia, e por isso estão a reforçar stocks de farinha tanto em silos como em sacas, mas isso não significa que seja uma tendência de todos os operadores", sublinha.

O índice mundial de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 24% no mês passado.

Fonte: TSF ( José Milheiro)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário