sexta-feira, 13 de maio de 2022

Proença-a-Nova | IV BiodivSummit regressa a 22 de maio


A quarta edição do BiodivSummit regressa a 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta, no Auditório Mariano Gago. O tema é “Biodiversidade na era da Transição Climática e Digital”, constando desta programação três painéis distintos: Transição Digital e Climática; Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Humano.

Este fórum tem como objetivo refletir sobre os impactos e as oportunidades desta onda transformadora no nosso meio, nas nossas gentes e na nossa vida, com o mote: - O que o mundo faz por nós? O que nós podemos fazer pelo mundo?
A abertura e sessão de boas-vindas será da responsabilidade de João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que aponta, tanto a Transição Climática, como a Transição Digital, como “instrumentos essenciais para a evolução do mundo em que vivemos, com vista a uma sociedade mais sustentável que protege as pessoas, a economia e o planeta, assente na educação e na capacitação das pessoas”. Na sessão inaugural, a intervenção do autarca será seguida de uma introdução ao tema, por José Tribolet, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico com - A importância do Ordenamento do Espaço Virtual para a Biodiversidade na Era da Transição Digital e Climática.

O moderador do primeiro painel será Jorge Lopes, Diretor de tecnologias, Brisa, do qual fará parte Luísa Ribeiro Lopes, Coordenadora Geral da Incode 2030 e presidente do .PT, bem como Alexandre Videira, Vogal CA da MOBIE. O segundo painel, dedicado ao Desenvolvimento Sustentável, terá como moderadora Paula Guimarães, da empresa The Navigator Company, que irá contar com a presença de Nuno Banza, presidente do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Carlos Marta, formador em agricultura sustentável, e ainda de Paulo Pereira, Diretor A23 Beira Interior. Por fim, o terceiro painel, no qual se propõe debater o Desenvolvimento Humano, estarão presentes, Inês Cardoso, diretora do Jornal de Notícias, enquanto moderadora, acompanhada pelos oradores Pedro Barradas, da Associação ITS Portugal (Intelligent Transport Systems) e Joaquim Teixeira, da Fundação Champalimaud.

Nos três anos anteriores os temas escolhidos incidiram sobre “A origem das espécies e biodiversidade: bio humanidade como novo paradigma do século XXI” (2019), “A Água no Mundo e o Mundo da Água” (2020) e “Economia Viva”, tema da última edição, que procurou potenciar uma reflexão em torno da proteção e valorização do território.

A inscrição para assistir presencialmente à IV edição do BiodivSummit, é gratuita e obrigatória, devendo ser efetuada através da página online do BiodivSummit. O evento será também transmitido online, nas redes sociais do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário