sexta-feira, 13 de maio de 2022

Lamego | Reuniu com moradores dos Bairros de Alvoraçães, Nazes, Ponte e Castelo. Projeto “O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar”

 O projeto “O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar”, que teve início em junho 2021, desenvolveu agora diversas sessões com moradores dos Bairros de Alvoraçães, Nazes, Ponte e Castelo, para apresentar as ações a desenvolver nos próximos meses. Estes encontros serviram também para auscultar os moradores sobre os problemas que identificam nos seus bairros e para aprofundar as suas histórias e vivências.
 

Este projeto, que decorre até fevereiro de 2023, tem como objectivo ajudar a desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais e, em simultâneo, ocupar o tempo livre destas populações, ampliar as redes de contacto dentro do bairro e construir um sentimento de pertença ao mesmo. Ao longo dos próximos meses serão implementadas um conjunto de ações de sensibilização e workshops sobre diversas temáticas, ações de informação para desempregados, visitas lúdico-culturais, caminhadas e celebração de datas significativas para cada bairro.
 
Os habitantes destes quatro bairros têm também ao seu dispor um Gabinete de Atendimento que desde o início do projecto tem prestado informação sobre diversas temáticas e ao qual podem recorrer para solicitar ajuda no preenchimento de documentos e formulários, pedido do cartão de saúde europeu, validação de faturas nas Finanças e outra documentação. Este gabinete está em funcionamento no Bairro de Alvoraçães (antiga cantina), todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
 
“Este projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade de vida das comunidades residentes nestes bairros, impulsionar a sua integração social e colmatar dificuldades há muito identificadas.”, explica o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes.
 
“O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar” tem como promotor o Município de Lamego, é cofinanciado pelo Norte 2020 em 85%, e integra-se nos Projetos Inovadores de Inclusão Social de âmbito territorial. Tem como entidades parceiras a Santa Casa da Misericórdia de Lamego e a Obra Kolping Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário