sexta-feira, 13 de maio de 2022

Câmara de Águeda promove formação internacional sobre planeamento, construção e manutenção de trilhos de BTT

 A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do Projeto DIRTT (Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training) que desenvolve em conjunto com um grupo de parceiros de várias nacionalidades - Holanda, Escócia, Suíça, Dinamarca, Noruega e Portugal (Águeda) -, apoia o desenvolvimento de um Programa de estudos Planeamento, Construção e Manutenção de Trilhos de BTT, ministrado na escola Fagskolen Viken, na Noruega. A formação, de cariz internacional e que confere o nível 5, equivalente a curso profissional, vai iniciar no próximo ano letivo, estando as inscrições abertas.

O curso, cuja componente teórica vai decorrer naquela escola norueguesa e em formato online, pretende colmatar algumas das necessidades de competências que o setor de BTT, em amplo crescimento internacional, tem demonstrado. A componente prática desta formação vai ser dividida em dois momentos, um dos quais acontecerá em Águeda, na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido nesta área e no posicionamento que o Município tem conquistado a nível mundial, sendo uma referência pela qualidade dos trilhos de BTT e pelo conhecimento que tem neste domínio.

Exemplo disso mesmo foi a reunião transnacional, que decorreu em Águeda em janeiro deste ano e que juntou mais de 40 técnicos especialistas de vários países na construção de trilhos. Um encontro que tinha como objetivo desenvolver diretrizes na construção sustentável de trilhos BTT, onde os participantes salientaram a qualidade dos trilhos existentes e a partilha de competências que Águeda tem nesta área, tão importantes para um setor que está em franco desenvolvimento e que tem atraído um cada vez maior número de praticantes e aficionados.

“O Município de Águeda tem como uma das suas apostas estratégicas, no âmbito do Plano Municipal do Desporto, dinamizar todo o tipo de ações que promovam a atividade desportiva, nas várias modalidades, que incutam um estilo de vida saudável e aumentem o número de praticantes de desporto no concelho, sendo a formação uma das áreas centrais de intervenção ”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, nesta área em concreto dos trilhos cicláveis e de BTT, tem sido um objetivo do Município a construção de trilhos sustentáveis e que sejam atrativos para a prática da modalidade.

Uma aposta que tem permitido adquirir conhecimentos especializados na construção de trilhos, que têm sido partilhados com os restantes parceiros internacionais que reconhecem a mais-valia de Águeda no setor. “Águeda procura também um lugar de destaque como destino de formação na construção de trilhos na Europa”, dizia um dos participantes na referida reunião transnacional que contou com uma componente formativa prática, designada de “Train the trainer”, na Pista de Downhill do Ventoso.

Esta visão prática é justamente o que vai decorrer em Águeda no âmbito do curso de Planeamento, Construção e Manutenção de Trilhos de BTT. Este curso, que será ministrado em modalidade online e presencial, confere 30 ECTS quando concluído com sucesso, o que permite a obtenção de um grau profissionalizante ou a possibilidade de ingresso num curso superior na área.

O curso terá a duração de um ano e abordará questões como a importância da atividade de BTT, o papel do BTT nos campos do desporto, saúde, atividades recreativas e turismo ou ainda os fatores a ter em conta quando se planeia ou desenha um trail de BTT de uma forma sustentável. Numa vertente mais prática (e que decorrerá também em Águeda), os participantes ficarão a saber as técnicas de construção de trilhos entre outros aspetos, nomeadamente no que se refere ao respeito pela flora e fauna existente nas imediações dos trilhos a construir.

Refira-se que Águeda tem 273 km de BTT homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo que 125 km estão sinalizados e 148 km estão marcados via GPS.

Para mais informações, os interessados devem inscrever-se no site da escola Fagskolen Viken (fagskolen-viken.no) ou em https://fagskolen-viken.no/mountain-bike-trail-planning-construction-and-maintenance.

 

Foto: Momento da ação que decorreu em janeiro deste ano no Ventoso, em Águeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário