quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Jubileu da Misericórdia abre no domingo na Diocese do Algarve


A abertura do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco para se realizar de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016, tem início marcado para domingo, 13, na Diocese do Algarve.

A concentração dos cristãos algarvios decorre pelas 17:00 horas, junto à Igreja da Misericórdia, de onde sairão em procissão, presidida pelo bispo do Algarve, para a Sé, onde decorre o rito de abertura da Porta Santa daquela que será uma das cinco igrejas jubilares algarvias, bem como da porta do batistério, seguindo-se a celebração da eucaristia presidida pelo Bispo, com evocação do batismo.

No Algarve, serão quatro as igrejas jubilares, para além do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, em Loulé: Sé de Faro, Sé de Silves, igreja matriz de Portimão e igreja de Santa Maria de Tavira.

No dia 19 de dezembro, será realizada, pelas 19:00, a abertura da Porta Santa na Sé de Silves e no dia 20 na igreja matriz de Portimão, pelas 11:30. Na igreja de Santa Maria de Tavira a abertura faz-se pelas 17:00, também do dia 20.

No Santuário de Nossa Senhora da Piedade/Mãe Soberana, em Loulé, a abertura da Porta Santa será feita no dia 1 de janeiro de 2016, às 15:00, numa missa presidida pelo Bispo do Algarve.

Durante o Ano Santo da Misericórdia, o Algarve dará “particular importância ao batismo, procurando-se que a comunidade católica redescubra o seu significado através da valorização do batistério (cuja porta, nas igrejas jubilares, será a Porta da Misericórdia)”, refere a diocese, em comunicado.

D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, considera que “a redescoberta do batismo será a referência purificadora do Ano da Misericórdia”, sustentando que “o sentido da conversão [pretendida neste ano jubilar] começa pela redescoberta e valorização do batismo”.

Assim, em todas as igrejas jubilares, será feita a bênção da água batismal para ser levada para os batistérios paroquiais, com a qual se realizará o rito de aspersão no domingo seguinte, para além dos batismos ao longo do ano.

Outro dos sacramentos a valorizar ao longo deste ano é o sacramento da reconciliação, propondo-se que se recuperem ou criem espaços dignos e acolhedores para esse efeito nas diversas paróquias, bem como um dia para adoração eucarística e celebração do sacramento.

A celebração do Ano Santo no Algarve prevê ainda a realização de peregrinações à igreja jubilar mais próxima de cada paróquia, à Sé de Faro ou ao Santuário da Mãe Soberana, peregrinações agendadas por cada paróquia ou instituição.

Para além da abertura das portas santas, muitas outras ações estão previstas: no dia 9 de janeiro, terá lugar a Jornada de Pastoral sobre a misericórdia (incluindo as dimensões bíblica, litúrgica e sóciocaritativa). Ainda em janeiro, no dia 24, realizar-se-á o Jubileu dos Diáconos, no dia 30 o Jubileu dos Catequistas (no qual será celebrado o Dia Diocesano do Catequista) e no dia 31 o Jubileu dos Consagrados.

Em fevereiro, realiza-se, no primeiro domingo da Quaresma (dia 14), o Jubileu das Pessoas com deficiência e no dia 27 o Jubileu do Corpo Nacional de Escutas, no qual será celebrado o Dia de Baden-Powell, o fundador mundial do escutismo.

Em março, nos dias 4 e 5 ocorrerá a iniciativa «24 horas para o Senhor» em todas as paróquias algarvias e no dia 19 realiza-se o Jubileu dos Crismados/Jovens, integrado na Jornada Diocesana da Juventude.

No mês de abril, no dia 10, decorre em Loulé a celebração da Mãe da Misericórdia, integrada na festa grande da Mãe Soberana, no dia 23 terá lugar em Portimão o Jubileu da Catequese para as paróquias do barlavento algarvio e no dia 30, em Tavira, para as paróquias do sotavento algarvio.

Em maio do próximo ano, no dia 14, o Jubileu dos Movimentos e, no dia 21, o Jubileu das Famílias integrado numa jornada diocesana.

Em junho, o Jubileu dos Presbíteros será realizado no dia 6 e o Jubileu das Instituições das Instituições Sóciocaritativas no dia 18.


As celebrações jubilares terminarão no Algarve com o encerramento do Ano Santo no dia 20 de novembro.

diariOnline RS
13:06 quinta-feira, 10 dezembro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário