sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

OS BENEFÍCIOS DE DOAR SANGUE

Bolsa de Plaquetas que a Bia recebeu esta semana

Nem vou me ater aos benefícios para quem recebe, porque a VIDA é a resposta. Mas, e pra quem doa, quais são os benefícios? Quando fiquei sabendo que doar sangue diminui, e muito, as chances de uma pessoa ter problemas cardiovasculares, senti-me na obrigação de falar sobre isso aqui.

Sim, pois tem muita gente vendendo saúde aí, que não se importa nenhum pouquinho com aqueles que precisam transfundir, ou por um acidente, ou por uma cirurgia, ou por um tratamento quimioterápico. E, o que é mais impressionante (como a natureza é perfeita!), uma única bolsa de sangue é capaz de salvar até três vidas, pois os componentes são utilizados separadamente.

Então, seguem alguns dos benefícios para aqueles que precisam de um motivo para ajudar a salvar vidas e que não consideram isso (salvar vidas) o real motivo:

- Doar sangue ajuda a evitar problemas cardiovasculares;
- Quem doa, recebe o resultado de exames como hepatite B e C, sífilis, HIV, HTLV I e II e doença de Chagas, uma forma de fazer o check-up com frequência;
- No dia da doação, o doador pode pegar uma declaração e justificar á empresa que doou sangue nesse dia;
- Os únicos impedimentos para doar, são:

- Gravidez;
- Gripe;
- Tatuagem ou piercing sem condições de higiene há menos e meses;
- Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue.
- Se você não se encaixa no grupo acima, está esperando exactamente o quê?

- Basta ter entre 18 e 60 anos (65 anos se for dador regular), pesar no mínimo 50Kg e estar em boas condições de saúde.
Eu, por exemplo, dou de 3 em 3 meses. Muitas dessas vezes, a Bia nem precisa, mas dou assim mesmo, pois já fazia isso antes dela adoecer e acho que é o mínimo que posso fazer, já que tenho saúde. E você?

E se você já é um doador sangue, tem entre 18 e 45 anos, aproveite uma de suas idas ao Posto Fixo da ADASCA e se torne um doador de medula. É muito simples!
Além da bolsa de sangue, eles tirarão de você mais 6ml de sangue para os exames, e você precisar apenas de preencher uma ficha para o efeito. Muito pouco para salvar vidas, não acham?

Não se deve doar sangue em jejum, nem sobre efeitos de álcool. Convém de igual modo fazerem-se acompanhar do Cartão de Cidadão a fim de facilitar a inscrição junto do administrativo.

Um beijo,

Virgínia Magalhães

NB: Enviem-nos os vossos artigos sobre este assunto ou outros para o e-mail: editorlitoralcentro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário