domingo, 3 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Ano novo, novo governo, caras novas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
NOMEAÇÕES 
Novo ciclo político coincide com alguns finais de mandato nos supervisores e no Estado, nomeações para o novo governo. Mas pode haver mais mexidas devido a viragens políticas, reversões e novos casos.
2015-2016 
O Observador recolheu nove nomes de portugueses com menos de 30 anos que vão dar que falar em 2016. Daqui a um ano, cá estaremos para mostrar que tínhamos razão.
PRESIDENCIAIS 2016 
Em entrevista ao Público, Rebelo de Sousa diz que se for eleito tentará chegar a "consensos de regime" e falará, sem dramas, com todos — oposição incluída. E não espera ver Passos na sua campanha.
PREVISÃO METEOROLÓGICA 
A chuva parece que veio para ficar. Doze distritos vão estar sob aviso laranja na segunda-feira devido à previsão de chuva forte e agitação marítima.
FISCO 
No final de 2015, 218 pessoas acumulavam dívidas superiores a um milhão de euros ao fisco. Entre empresas e contribuintes singulares, as dívidas ao fisco somam mais de 6,5 mil milhões de euros.
CATALUNHA 
A CUP, esquerda anticapitalista da Catalunha, decidiu-se: não vai viabilizar um governo regional de Artur Mas. A Catalunha terá agora de voltar a eleições, pouco mais de três meses desde a última vez.
PRESIDENCIAIS 2016 
Edgar Silva defendeu uma nova visão estratégica para as Forças Armadas, que contrarie o envolvimento das tropas em missões exteriores, com exceção das que decorrem no âmbito das Nações Unidas.
TRIBOS URBANAS 
Há os caps dos swaggers, as barbas dos lumberssexuais, os géneros musicais muito particulares dos hipsters. Afinal, que tipo de homem é você? Descubra aqui os estilos das novas tribos urbanas.
CRISTIANO RONALDO 
Em entrevista ao El Mundo, Cristiano Ronaldo fala do final da sua carreira, altura em que quer "viver como um rei". Fala da sua infância a passar roupa na academia do Sporting e diz que não vai mudar.
SPORTING-FC PORTO 
O que o Sporting teve a mais, o FC Porto de menos: meio-campo. Em quantidade, até foi ela por ela, com três camisolas de um lado e três do outro. Mas a conversa é outra quanto à qualidade.
V. GUIMARÃES-BENFICA 
A noite é de "clássico" em Lisboa. Mas o Benfica viajou para norte sabendo que, triunfando, podia ficar mais próximo de FC Porto, Sporting ou até de ambos. E triunfou mesmo, com um golaço de Renato.
Opinião

Helena Matos
As não notícias são tão importantes quanto as notícias. Às vezes ainda mais que as notícias. Porque as não notícias mostram como os jornalistas resistem a desfazer as suas ilusões.

Lucy Pepper
Com as suas piadas, taxistas e empregados de café estão a limitar o uso da língua portuguesa. Já não se pode usar o condicional num pedido. Agora, é a vez da exclamação "boa!" desaparecer.

João Marques de Almeida
Catarina Martins será a maior defensora do governo do PS e tudo fará para que se cumpra toda a legislatura. Sabe que Costa só irá a votos quando estiver convencido que reduzira o BE aos 5%.

André Azevedo Alves
Mais do que saber quem será o próximo líder, importa que o CDS discuta ideias e políticas e reflicta sobre a sua razão de ser no sistema político-partidário português.

Manuel Villaverde Cabral
Passou-se do condicionamento e do proteccionismo à apropriação dos bancos pelos governos e vice-versa, sem qualquer freio aos cruzamentos entre os buracos desse queijo Gruyère que é a banca portuguesa
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário