quarta-feira, 13 de abril de 2016

CIDADE NOS EUA OFERECE DINHEIRO AOS CRIMINOSOS PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA NAS RUAS


 

freefotouk / Flickr
-
A iniciativa começou na cidade americana de Richmond e tem tido resultados tão positivos que já há mais cidades a quererem aplicar o mesmo método.
Um valor monetário em troca da garantia que um determinado criminoso vai andar bem comportado. À primeira vista, a medida parece controversa mas, segundo a BBC, o programa que visa reduzir a violência e incentivar jovens criminosos a mudar de vida está a dar frutos em Richmond, na Califórnia.
Desde 2010 que a cidade adotou esta estratégia, batizada de “Operation Peacemaker”, estando a ser considerada um verdadeiro exemplo para outras cidades norte-americanas, que também pretendem seguir o mesmo caminho.
O projeto identifica potenciais criminosos, convidando-os então a entrar no programa. Em troca do “subsídio”, os participantes têm de se comprometer com uma série de objetivos como, por exemplo, arranjar emprego ou voltar a estudar.
O programa tem uma duração de 18 meses e um limite de idade até aos 30 anos. Depois dos primeiros seis meses e mediante o compromisso demonstrado, os participantes podem começar a receber uma quantia mensal que varia entre os 300 e os mil dólares.
“O pagamento não se baseia no facto de deixarem as armas de lado e antes nas conquistas relativamente às metas estabelecidas”, explica à emissora britânica DeVone Boggan, o responsável pelo projeto.
“Desde o início do programa que a taxa de homicídios caiu 75%“, afirma Boggan, tendo em conta que Richmond já foi considerada a sexta cidade mais violenta dos Estados Unidos.
Além das várias metas a atingir, outra condição imposta pela iniciativa é que os jovens se reúnam várias vezes por semana com os seus mentores, pessoas reabilitadas que também já tiveram um passado criminoso.
O programa conta ainda com uma equipa de psicólogos, especialistas em áreas como resolução de conflitos, abuso de substâncias ilegais e aconselhamento profissional.
Segundo Boggan, a iniciativa custa entre 800 mil e um milhão de dólares a cada 18 meses de programa. Os custos são cobertos pelo município ou por investidores privados.
“Nem todos concordam, mas os comandantes da polícia percebem a importância da nossa credibilidade entre os jovens criminosos”, destaca.
De acordo com o responsável, o que motiva os participantes a continuarem empenhados neste percurso nem é o dinheiro em si mas sim o relacionamento que vão estabelecendo com os mentores e a certeza de que estão a ser ouvidos.
Além das remunerações, os participantes têm ainda a oportunidade de ganhar viagens a outras cidades dos EUA ou até mesmo a outros países mas com uma única condição: fazer-se acompanhar de alguém com quem já tiveram um conflito.
“Assim têm a oportunidade de ver a outra pessoa em situações mais vulneráveis e acabam por perceber que até têm muito em comum”, diz Boggan.
ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário