quarta-feira, 13 de abril de 2016

Socialista requer audiência pública com empresas aéreas Gol e TAM

Chico Ferreira
Os consumidores da Região Norte foram surpreendidos com o anúncio divulgado recentemente, pelas empresas Gol Linhas Aéreas e Tam Linhas Aéreas, sobre o cancelamento de voos em razão de prejuízos econômicos. Preocupada com a situação, a deputada federal Maria Helena (PSB-RR) solicita audiência pública para discutir o assunto, com a presença dos presidentes da GOL, TAM e ANAC, além do ministro de estado da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e a Secretaria Nacional do Consumidor.

“Os consumidores da Região Norte já não possuem vasto número de voos e, por isso, considerando a distância dos demais estados, acabam padecendo com a oferta deficitária e os altos preços das passagens aéreas, sendo que estes consumidores, muitas vezes, contam com o transporte aéreo como a única alternativa de locomoção, sendo um serviço essencial”, explicou a parlamentar.

A partir do dia 17 de abril a Região Norte já sofrerá com as mudanças implementadas pela empresa TAM, como por exemplo o voo direto Manaus–Rio de Janeiro/Galeão, que será cancelado, assim como o voo direto Manaus–Boa Vista. “É válido destacar que a integração da região norte com o país é realizada, inclusive, por intermédio da aviação, portanto a redução no número de voos poderá impactar na economia da região”, completou Maria Helena.

A socialista ainda justifica que o debate precisa abordar o “Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional”, lançado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O programa busca democratizar o transporte no país, por meio de uma rede de aeroportos regionais operando a preços competitivos, de forma a garantir que 96% da população brasileira esteja a 100 quilômetros ou menos de um aeroporto com condições de operar voos regulares.


Mariana Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário