quarta-feira, 13 de abril de 2016

Câmara homenageia conscientização do autismo

A Câmara promoveu nesta segunda-feira (12) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Os deputados Erika Kokay (PT-DF), Luiz Couto (PT-PB) e Janete Capiberibe (PSB-AP) foram os autores do requerimento para realização da sessão.

A data, comemorada em 2 de abril, foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de promover ações para chamar atenção sobre o autismo.

Na presidência da sessão, Erika Kokay destacou que apenas as leis já existentes, que garantem os direitos dos autistas, não são o suficiente.

Luiz Couto alertou que a conscientização deve ser permanente e que os autistas precisam ter qualidade de vida.

Para Janete Capiberibe, é preciso que novas leis sejam criadas e que tenham como objetivo principal a educação e saúde dos autistas.

“Essa população tem que sair da invisibilidade, os pais dessas crianças vão se juntar para fazer sair do papel as leis que são políticas públicas para esses cidadãos. Para nós que apoiamos, é um desafio fazermos com que o Executivo tire essas leis do papel”, disse a deputada.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, destacou a importância da data para combater o preconceito que ainda existe contra os autistas e incentivar a inclusão, a autonomia, o respeito, a tolerância e a valorização das diferenças.


Agência Câmara (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário