Dias 12 e 13 de abril, no concelho de Cantanhede
O Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) do Comando Territorial da GNR de Coimbra, com o apoio do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), está a realizar no concelho de Cantanhede uma ampla fiscalização sobre as faixas de gestão de combustíveis nos terrenos florestais, iniciativa que contempla ainda ações de sensibilização junto dos proprietários, alertando para a obrigatoriedade de manutenção desses dispositivos de prevenção de incêndios.
Coordenada no terreno pelo comandante Rui Teixeira, do GIPS, a iniciativa teve a participação do Destacamento Territorial de Cantanhede e envolveu 32 agentes, que, nos dias 12 e 13 de abril, estão a passar “a pente fino” todas as áreas de floresta das freguesias, no sentido de verificarem o cumprimento da realização da gestão de combustíveis, nos termos do que estabelece a lei.
O início das ações foi assinalado em frente ao edifício dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Moura, e da vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, que no decurso de uma conversa prévia com os responsáveis pela operação, ficaram a conhecer os seus contornos e o seu alcance. O líder do executivo camarário cantanhedense sublinha a propósito “a dimensão pedagógica desta ação da GNR, entidade que de resto tem sido um parceiro imprescindível da Câmara Municipal neste domínio, designadamente no âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Para o autarca “a prevenção é a chave para a diminuição das ocorrências de incêndio, mas esse é um trabalho que exige a participação de todos. É nessa medida que esta campanha da GNR deve ser valorizada, pois serve precisamente para consciencializar os proprietários sobre a necessidade de prevenir com métodos que diminuam os riscos aumentando a resiliência dos espaços florestais à ação dos fogos florestais e a proteção dos aglomerados urbanos”.
Segundo dados da GNR, em 2016 foram já fiscalizadas 1.501.064 propriedades em 179 freguesias de vários, num total de 581.445,78 ha.
No enquadramento dado às operações é referido que “a prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio”.
A prevenção aos incêndios florestais deve ser praticada de forma atempada e inteligente e é nesse sentido que a GNR tem vindo a “promover e fomentar boas práticas agrícolas e acima de tudo transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios florestais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger”.