sábado, 7 de maio de 2016

Túnel do Marão inaugurado este sábado e abre ao trânsito às 00:00 de domingo

Foto: portocanal.sapo.pt
Três paragens nos trabalhos e o resgate da obra pelo Estado marcam os sete anos que demorou a construir a Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros e é inaugurada hoje.

A cerimónia de inauguração realiza-se à tarde e é presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que se fará acompanhar de vários elementos do Governo e terá na plateia, como convidado, José Sócrates, que lançou a autoestrada em 2008.

Pedro Passos Coelho que, enquanto primeiro-ministro, resgatou a concessão e deu continuidade aos trabalhos também foi convidado para estar presente na cerimónia, mas declinou o convite alegando compromissos já assumidos.

O ex-primeiro-ministro social-democrata está, à hora da inauguração, no Porto, num debate sobre o futuro da Europa promovido no âmbito do 42º aniversário do PSD, onde intervirá também o ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

A Autoestrada do Marão possui 30 quilómetros, um túnel de 5,6 quilómetros e 12 viadutos, e vai ligar Amarante a Vila Real, concluindo a ligação da zona do Porto até à fronteira, em Bragança, por autoestrada -- A4.

No interior do túnel, a maior infraestrutura rodoviária do género na Península Ibérica, apostou-se num sofisticado sistema de segurança que inclui uma rede de videovigilância que cobre toda a extensão e a deteção automática de incidentes.

O investimento global é de 398 milhões de euros, com um apoio comunitário de 89,9 milhões de euros, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

A festa de inauguração começa logo pela manhã, com um "passeio solidário" de bicicletas, corrida, caminhada, de carros clássicos e vespas antigas.

São esperados centenas de participantes para este evento que inclui uma recolha de alimentos e donativos a entregar a instituições de solidariedade social de Vila Real.

A Autoestrada do Marão abre às 00:00 de domingo e, durante o dia, os operadores da Infraestruturas de Portugal e os militares da GNR estarão atentos ao elevado volume de trânsito que é esperado, por parte dos curiosos que querem passar pela primeira vez no Túnel do Marão.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário