sábado, 7 de maio de 2016

União de Freguesias de Covões e Camarneira conclui passeios em Porto de Covões e Marvão

Em parceria com a Câmara Municipal
A Rua Principal de Porto de Covões, entre o largo central desta localidade e o início do lugar de Labregos, foi sujeita a um processo de requalificação urbana que contemplou a construção de passeios e a dignificação do espaço público, bem como a execução de infraestruturas de drenagem de águas pluviais.

A obra decorreu no âmbito de uma parceria entre a União de Freguesias de Covões e Camarneira, que assegurou o pagamento dos custos de mão-de-obra, e a Câmara Municipal de Cantanhede, que ofereceu todos os materiais necessários à execução dos trabalhos. Esta é de resto uma prática que tem vindo a ser seguida no ambicioso programa de construção de passeios promovido pela autarquia, através do qual está praticamente concluída uma rede de circulação pedonal que liga os principais núcleos urbanos em torno da sede de freguesia.

A requalificação urbana da Rua Principal de Porto de Covões foi concretizada na sequência de intervenções idênticas ao longo desse importante eixo viário, entre as quais a reestruturação e valorização do largo da localidade e a correção da curva bastante perigosa que existia à entrada de Labrengos. Agora existem zonas de circulação pedonal num troço de estrada com uma extensão de cerca de três quilómetros, a começar na Rua da Escola de Labrengos e Campanas, passando pela Rua Joaquim Pereira Júnior, em Labrengos, pela Rua Principal, em Porto de Covões, e pela Rua Américo Padeiro, em Covões, até ao Largo de Santo António. É a partir deste importante recinto público existe uma rede viária com passeio que se estende até Monte Arcado, no limite poente da freguesia, e por Cavadas e Camarneira, a sul. 

Também ao abrigo da parceria entre a União de Freguesias de Covões e Camarneira e a Câmara Municipal de Cantanhede, foram concluída recentemente a execução de passeios na Rua de S. Tomé, em Marvão. Trata-se de um dos mais importantes eixos viários do núcleo urbano da localidade, que assim passa a dispor de boas condições de segurança para os peões, especto particularmente relevante nos períodos em que o movimento pedonal é mais acentuado.

É de salientar que, à semelhança do que tem vindo a ocorrer em obras semelhantes, no programa de execução de passeios que a Junta de Freguesia de Covões está a promover, há a preocupação se fazer o melhor aproveitamento possível das condições das bermas junto aos edifícios com fachadas à face da via. As intervenções contemplam a aplicação de pavimento em blocos pavê e lancil em betão e a instalação de coletores de águas pluviais em toda a extensão, melhorando assim as condições de drenagem.

fonte: GIRP   6 maio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário