sábado, 7 de maio de 2016

Hora de Fecho: Descobrimentos: "Portugueses sabiam bem usar a violência"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
HISTÓRIA 
A propósito do lançamento do novo livro "Conquistadores", Jaime Nogueira Pinto esteve à conversa com o autor, Roger Crowley, que assegura: "A História portuguesa está cheia de mistérios e silêncios".
FACT CHECK 
O ex-primeiro-ministro disse que nunca participou em inaugurações de obras, mas o Observador encontrou algumas cerimónias presididas por Passos Coelho entre 2011 e 2015. Incluindo uma ponte.
TÚNEL DO MARÃO 
O Túnel do Marão vai ser inaugurado sábado. É a última grande obra pública, mas mesmo depois de estar concluída a polémica sobre as opções na sua construção continua a dividir PS e PSD.
TÚNEL DO MARÃO 
Na inauguração do Túnel do Marão, José Sócrates disse que Passos Coelho não compreendeu "o simbolismo" daquela obra e que o convite de António Costa significa um regresso à "decência democrática".
TÚNEL DO MARÃO 
Passos Coelho diz que se fosse primeiro-ministro não iria à inauguração do túnel do Marão - tal como nunca inaugurou nenhuma obra. "Não vale a pena reclamar louros sobre uma obra bastante consensual".
POLÍTICA 
Numa entrevista à TSF, Eduardo Catroga tece críticas à postura que Passos Coelho tem adotado nos últimos tempos. "Tem tido uma postura muito passiva. Não deve fazer ao PS o que o PS lhe fez a ele."
FUTEBOL 
A propósito da penúltima jornada do campeonato nacional (Sporting-Vitória e Marítimo-Benfica), juntámos o melhor de dois mundos numa tarde de intensa canícula em Novembro de 1980.
PRIMEIRA LIGA NOS 
A época está a acabar e só um deles ficará a rir-se no fim. Mas enquanto o campeonato continua ao alcance de Benfica e Sporting, recordamos em vídeo as picardias entre os dois treinadores.
FC PORTO 
O FC Porto já tem a cabeça na final da Taça de Portugal. Mas há muito quem tenha que dar à perna para não perder o lugar no próximo plantel. O Rio Ave, por sua vez, luta por uma vaga na Liga Europa.
EMPREENDEDORISMO 
Do sucesso aos arrependimentos, até à relação entre simpatia e competência. Três mulheres empreendedoras que participam na AWE Summit, este fim de semana, no Porto, falam ao Observador.
GOVERNO 
Falando pela primeira vez sobre o seu caso, ex-ministro da Cultura diz que ficou surpreendido com a reação às "bofetadas" que prometeu aos cronistas do Público e que se demitiu para proteger o Governo
Opinião

André Azevedo Alves
Sugerir que as questões morais mais desafiadoras têm respostas óbvias e inequívocas dadas pela cartilha jacobina do radicalismo não é só simplista do ponto de vista intelectual: é moralmente bizarro.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Ninguém pode ter a desumanidade de acusar de falta de valor quem, ante a iminência de uma morte muito dolorosa, deseja antecipá-la. Mas maior é a coragem de quem resiste até ao fim.

Manuel Villaverde Cabral
De Espanha a Portugal, ao Brasil e aos EUA, as oligarquias comparecem hoje às eleições com discursos rotinizados que nos impedem de ver que as pretensas esquerdas são a coisa mais conservadora que há.

Mário Pinto
O Conselho Nacional da Educação já defendeu, no Parecer 1/89, que a gratuitidade tinha de ser aplicada em todas as escolas, públicas e privadas, sob pena de discriminação inconstitucional entre alunos

Rui Ramos
A vitória de Trump é como se Le Pen, em França, tivesse ultrapassado os gaullistas. Estas primárias americanas podem ser um marco histórico na rearrumação política das democracias ocidentais.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário