terça-feira, 14 de junho de 2016

360º -- É hoje! Mas é com ou sem Quaresma, o jogador das sete vidas?


360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
O Estado Islâmico reinvindicou mais um ataque: o homem que esfaqueou mortalmente um polícia e uma mulherontem à noite em Magnanville, Paris, pertencia ao grupo terrorista. Foi abatido pelas autoridades, que estão em alerta máximo devido ao Europeu de futebol.

Quem deve à Caixa Geral de Depósitos os 2,3 milhões de euros de crédito que estão em risco no banco público? O Correio da Manhã lista os maiores devedores da CGD.

E de quanto dinheiro precisa afinal Caixa para se recapitalizar? O secretário de Estado-adjunto do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, garante que ainda não há “um montante de injeção de capital fechado” e que o processo está numa fase preliminar. Uma resposta ao deputado do PSD Duarte Pacheco, que admitiu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito.

Assunção Cristas também pressiona o Governo a dar mais esclarecimentos sobre a Caixa e diz que o executivo tem sidomuito ligeiro a tratar as questões da banca.

As desigualdades na saúde agravaram-se, mesmo antes de se conhecerem os reais efeitos dos cortes impostos pela troika. É esta a conclusão do relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde que deixa vários alertas.
É inédito. Pela primeira vez na história, os investidores estão a pagar à Alemanha para lhe emprestar dinheiro.A dívida alemã no prazo de referência a 10 anos está a ser negociada com uma taxa abaixo de zero. Em contraste, juros de Portugal sobem para perto de 3,3%.

É hoje. Portugal é a última equipa a entrar em campo no Europeu: às 20h00, frente à Islândia, começa o princípio do sonho em que Pepe acreditaMas há uma dúvida: Quaresma. O jogador-sensação dos últimos particulares está lesionado e não se sabe se recupera a tempo de defrontar (a 100%) os islandeses. Na Conferência de Imprensa de ontem, Fernando Santos não abriu o jogo. Talvez jogue, talvez não. Quaresma, o jogador que já gastou 7 das suas vidas, será agora tramado por uma lesão?

É sobre ele, Quaresma, que escreve o Bruno Vieira Amaral.

E que islandeses vai Portugal encontrar? O Diogo Pombo ouviu alguns e encontrou-os calmos e de bom humor. E o Tiago Palma tirou o retrato a estes vikings que fintaram a crise e conquistaram a Europa do futebol.

Continuam os resultados curtinhos. Ontem a Espanhasalvou-se no último minuto com um golo de Pique, Irlanda e Suécia empataram 1-1, a Itália bateu a Bélgica por 2-0. Culpa deste Europeu a 24, em que os terceiros se podem qualificar?

Mas o futebol também tem histórias incríveis. Como a do pai do capitão da Croácia, Darijo Srna, que morreu enquanto ele jogava frente à Turquia.



Informação relevante 
O massacre num bar de Orlando, Florida, continua a dominar a atualidade. O FBI garante que a sua investigação não deixará pedra sobre pedra, numa altura em que conhecem asprimeiras imagens, veem os primeiros vídeos e se sabem os primeiros nomes e as histórias das 49 vítimas.

Mas quem era Omar Mateen? O perfil do homem que não gostava nem de mulheres, nem de gays, nem de negros, nem de judeus. Que comprou armas uma semana antes do ataque. Que o seu pai critica, porque defende que "compete a Deus punir os homossexuais".

É sobre este tipo de terrorismo que escreve Rui Ramos.

Uma semana depois de nascer, o bebé cuja mãe esteve quase 4 meses em morte cerebral, já saiu dos cuidados intensivos. E o pai divulgou as suas primeiras fotos a um jornal inglês. Eis o Lourenço Salvador.

É um dos negócios do ano: a Microsoft vai comprar a rede social LinkedIn. A compra da rede de contatos profissionais, que tem 400 milhões de utilizadores, pela empresa fundada por Bill Gates foi avaliada em cerca de 23 mil milhões de euros. E prevê que a LinkedIn mantenha a marca e a cultura.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso de um casal que praticou sexo em público, numa praia fluvial, e em frente a umacriança de seis anos. A menina será filha da mulher que aparece no vídeo captado e divulgado por populares e ter-lhe-á já sido retirada.


Os nossos Especiais
Famosas como Julia Roberts, Victoria Beckham ou Sarah Jessica Parker já protestaram contra eles ou até os abandonaram. Mas há quem seja obrigado a usá-los profissionalmente mesmo ficando com os pés em sangue. Falo desaltos altos. A Marta Leite Ferreira foi ouvir mulheres e especialistas. Afinal, os saltos, muito mais que um adereço de elegância, são ou não um tema sério para a saúde?

Luis Sepúlveda tem um novo livro. Chama-se "História de um cão chamado Leal" e foi apresentado na Feira do Livro. A Rita Cipriano foi entrevistá-lo e o escritor, além da escrita, falou do seu país, o Chile, e porque o deixou para trás.


Notícias surpreendentes
Sabe de onde vêm as bitcoin? A moeda virtual nasce em minas secretas no meio de montanhas na China, tão altas que exigem oxigénio e onde não há rede de telemóvel. É lá que se escondem centenas de computadores e se resolvem complexos algoritmospara movimentar milhões por ano.

É o próximo grande festival de música e o mais étnico de todos. O Músicas do Mundo vai ter 47 espetáculos, entre 22 e 30 de junho, entre Porto Covo e Sines. Fica o cartaz para os interessados.

No mês do futebol, como é que o jogo mais jogado pode surpreender? O Rubber Chicken foi a Madrid conhecer asnovidades do FIFA 2017. Ora espreite.

Grandes maravilhas da arquitetura que nunca sairam do papel. Estes 20 edifícios foram desenhados, estudados e até planeados. Mas não existem. E é uma pena, acredite.

A Playboy deixou de ter modelos nuas. Mas as modelos, as famosas e muitas outras celebridades decidiram posar nuas no InstagramAssim.


Já sabe, hoje não haverá como o evitar. A estreia de Portugal no Europeu de futebol vai dominar a atualidade e o Observador vai estar em direto ao longo do dia para lhe contar todos os pormenores, além de ter preparados vários textos sobre o jogo com a Islândia. Mas se não gosta de futebol, não se preocupe: toda a restante informação estará igualmente à distância de um simples clique.

Um bom dia, feliz e produtivo. E força, Portugal! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário