quinta-feira, 23 de junho de 2016

Governo anuncia auditoria independente às contas da Caixa

Mário Centeno anunciou no final do Conselho de Ministros de hoje que o banco público vai ser alvo de uma análise detalhada.

Apesar de garantir que a Caixa Geral de Depósitos foi alvo de várias intervenções por parte dos reguladores, as dúvidas levantadas pela oposição em torno das alegadas necessidades de capital do banco forçaram o Governo a decidir analisar com maior detalhes as contas.

"O Governo decidiu avançar para uma auditoria independente à Caixa Geral de Depósitos", revelou Mário Centeno em declarações proferidas no final do Conselho de Ministros desta manhã.

Apesar de não ter revelado pormenores sobre a operação ou sobre o processo de recapitalização e corte de despesa anunciado oficialmente ontem, o Ministro das Finanças confirmou a aprovação da medida proposta por voto unânime em Conselho de Ministros, responsabilizando a nova administração a nomear até julho pelo processo de inquérito.

Segundo as palavras de Mário Centeno, "todos os atos praticados a partir de 200" serão alvo de análise por parte do auditor selecionado, com o objetivo de encontrar irregularidades que expliquem as elevadas necessidades de capital do banco público e ajudem a dar alguma da transparência reclamada pela oposição ao processo de reposição do equilíbrio financeiro na CGD.

Mesmo com as garantias de terem sido feitas várias intervenções regulatórias por parte do Banco de Portugal e entidades europeias, Centeno assumiu a necessidade de realizar um inquérito para traçar uma linha de eventos nos últimos 16 anos.
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário