terça-feira, 16 de agosto de 2016

360º - Dia de medalhas nos Jogos das estrelas? E a crueza da vida: quando elas são violadas pelos próprios maridos

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Isabel dos Santos entrou na Efacec há um ano e a contestação chega agora. 85 engenheiros da empresa contestam aquilo a que chamam uma "ilegal redução" dos salários. A empresária angolano retirou-lhes as viaturas de serviço e verbas para combustível e portagens.

Na Alemanha, a discussão é em torno da idade da reforma. Com um problema grave (tal como cá) no sistema de pensões, o banco central alemão defende que a idade da reforma aumente para 69 anos até 2060. Mas o governo não está convencido.

O calor vai diminuir, mas só nos próximos dias, com umapequena descida de temperatura temporária. No planeta, as temperaturas batem recordes há dez meses: julho foi o mês mais quente de sempre.

 

Hoje haverá mais medalhas portuguesas?  Nélson Évora está na final do triplo salto, tendo conseguido a sua melhor marca do ano. Fernando Pimenta vai disputar a final de canoagem k1, os mil metros da sua vida. Provas que seguiremos em direto a partir das 13h00.

Nas despedidas nacionaisPatrícia Mamona estabeleceu um novo recorde nacional, ficou em sexto e prometeu medalhas para Tóquio, enquanto Susana Costa acabou no 9º lugar. Portugal pode assim continuar a dar cartas no triplo salto, modalidade que tem uma longa e bela história.

Ontem houve também um (literal) mergulho para o triunfo nos 400 metros de Shaunae Miller. Nos 800, o queniano David Rudisha manteve o título olímpico. Leia o resumo e veja as fotos.

Para quem esteve desatento, ou em ritmo de regresso ou ida de férias, deixo-lhe as (minhas) notas de maior destaque dos Jogos nestes últimos dias:
Por falar em Bolt, o homem mais rápido do mundo deve o sucesso a uma mistura de física com genética. Mas, como a Marta Leite Ferreira foi ouvir do físico Carlos Fiolhais e do biomecânico Sérgio Gonçalves, Bolt está muito próximo dos limites humanos, ou melhor, já não é bem deste planeta. O Tiago Palma tirou-lhe a pinta: é que o jamaicano é o maior, mas não foi sempre o melhor.

Voltando a Portugal para falar de um regressoVanessa Fernandes quer ir a Tóquio, testar-se talvez na maratona. Pelo menos foi o que confidenciou ao Hugo Tavares da Silva, o enviado do Observador ao Rio.



Informação relevante
Os fogos continuam a dominar a atualidade. Um dos maiores incêndios, que foi de Arouca até S. Pedro do Sul sem parar nos últimos dias (há um bombeiro ferido com gravidade),vai ser investigado por ordem do Governo. E o tema é arma de arremesso político numa altura em que a política volta de banhos:o primeiro-ministro António Costa disse-se chocado por a reforma da floresta estar por fazer há dez anos.

O fim de semana foi de rentrée, com o PSD a dar o pontapé de saída no Pontal. Passos Coelho não quis contudo falar de incêndios, dizendo que o tempo é de ajudar as vítimas, e preferiu apontar críticas ao que considera um Governo esgotado. Mas para Marques Mendes, o que pode esgotar-se é a própria liderança do partido, por isso pede sangue novo. Antes da festa que Marcelo chegou a pagar do próprio bolso e à qual Ferreira Leite dava sempre tampas, a Rita Dinis auscultou militantes e barões: será que o coração do PSD ainda bate por Passos?

Uma boa notícia: Portugal tem cinco universidades entre as 500 melhores do mundo. A Universidade de Lisboa é a melhor classificada no ranking de Xangai, que inclui ainda Porto, Minho, Aveiro e Coimbra.

Uma má notícia: dois participantes do Boom Festival morreram por (suposta, para já) overdose de drogas. Um jovem usado no tráfico ('mula') foi internado e já expeliu 42 bolotas de haxixe.

A tensão racial voltou aos EUA. A morte de um jovem afro-americano às mãos da polícia de Milwaukee provocou uma nova vaga de protestos contra a violência racial. Os confrontos entre manifestantes e polícia duram há dois dias.

O tema vai agitar a já agitada corrida presidencial.Ontem soube-se que o diretor de campanha de Donald Trump recebeu dinheiro russo. Há dias, o milionário desafiou os cidadãos com armas a travar a sua rival, Hillary. Há realmente perigo disso acontecer? O João de Almeida Dias ouviu especialistas.

A notícia tem tanto de insólito como de aterrador.
Vitor Pereira, o treinador português que já foi campeão pelo FC Porto, foi despedido do Fenerbahçe
. Até aqui tudo normal, não fosse o motivo do despedimento: não usou a tática combinada com o clube turco. Agora é acusado de ter fugido da Turquia. Ele fala em ameaças de morte.

 
Os nossos Especiais para ler no verão
Quando elas são violadas pelos próprios maridos, a vida fica feita em pedaços. Uma reportagem crua e dura de uma realidade tantas vezes escondida. A Catarina Marques Rodrigues ouviu histórias terríveis de mulheres abusadas por quem tinham amado.

Uma outra história dura, que só alguns já recordam. Fez sexta-feira 17 anos que Tojó assassinou, de forma macabra, os pais. O crime de Ílhavo chocou o País, foi associado a rituais satânicos pela música (metal) que o então jovem homicida ouvia, deixou muitas dúvidas à investigação. A Sónia Simões e a Rita Cipriano foram ver o processo, ouvir testemunhas e perceber o que é feito de Carlos Jorge, condenado a 25 anos: tem bom comportamento, quer ser analista financeiro, mas recusaram-lhe liberdade condicional.

Uma viagem ao passado foi a que fez também Marques Mendes. Na entrevista de vida conduzida pelo Vítor Matos, o comentador e ex-líder do PSD lamentou não ter visto os filhos crescer. E sim, também falou de política (e das suas ambições).

Por falar em filhos, eles costumam multiplicar-se nas famílias recompostas (e multiplicar as complicações, claro). A Ana Marques foi perceber, ao vivo, o que significa este termo pomposo.  Há os filhos de um, os do outro, o dos dois e os 'meios irmãos' emprestados, filhos do ex-marido da mãe. Confuso? Um exemplo: "O primogénito do atual marido de Patrícia é o pai de Manel (10), sobrinho do pequeno Caetano que, por sua vez, é afilhado de Margarida, a mulher do Rodrigo que, por sinal, é um ano mais velho do que a madrasta."

Fidel Castro fez 90 anos no sábado e reapareceu em público.Estas fotos contam a história da sua vida.


Notícias surpreendentes
Já foi de férias ou está a ir? Seja como for, fique com a informação: estas são as dez melhores praias do Algarve deste ano. A Sílvia Silva e o André Marques foram do sotavento ao barlavento para lhe dar a conhecer algumas pérolas, alguma ainda quase desertas.

Se prefere piscinas, tem estas 12 opções, de norte a sul, incluindo as ilhas. Atenção: todas permitem mergulhos infinitos.

E se vai de viagem ao volante, além do necessário cuidado na estrada era bom ter estas aplicações instaladas. A equipa auto do Observador testou várias e seleccionou as 15 melhores apps que o podem ajudar na condução e até salvar-lhe a vida.

Se ficou por Lisboa, aproveite para conhecer o novo restaurante do chef José Avillez. A Ana Dias Ferreira já espreitou o Bairro que tem tremoços e marisco.

Para parar de falar de férias (no fim de semana perceberão o porquê da obsessão), fique a conhecer quais são os casamentos mais curtos das celebridades. De 55 horas a oito meses, os casamento destes 12 casais de Hollywood  não durou mais de um ano. Kim Kardashian e Eddie Murphy fazem parte da lista.

Já a relação do Observador consigo, com todos os leitores, é para a vida. Basta clicar para estar sempre a par de toda a informação. Hoje siga connosco um dia de esperanças olímpicas, com Nélson Évora e Fernando Pimenta. 

Um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário