ce2
A convite do Ministério da Educação da Rússia, Departamento de WorldSkills Rússia o formador do CEARTE na área de Serviço Restaurante Bar e também júri nacional, Paulo Pereira deslocou-se à cidade de Cazã, cidade anfitriã do Campeonato Mundial das Profissões em 2019, onde, durante uma semana deu formação /treino intensivo a 4 jovens russos dos quais será selecionado um para representar o país nesse campeonato.
A formação e diversas demonstrações foram efetuadas em várias unidades hoteleiras da cidade com a presença de outros peritos russos e estudantes da área de hotelaria. Nos WorkShops foram desenvolvidas várias competências: execução de mise-en-places, serviço de refeições, despinhar peixe, trinchar peças de carne, serviço de vinhos, arte de barista, cocktails alcoólicos e não alcoólicos e serviço de queijos.
Esta parceria com o CEARTE surgiu na sequência da formação dada pelo CEARTE em Coimbra em 2014 à concorrente da Rússia na profissão de Serviço de Restaurante Bar, que teve resultados excelentes pois contribuiu decisivamente para a que a mesma tivesses obtido uma medalha nanos Campeonatos do Mundo realizados no Brasil em 2015.
Esta escolha atesta a elevada qualidade da formação ministrada pelo CEARTE particularmente nesta área da hotelaria e restauração e particularmente as competências do formador, perito e representante de Portugal nos júris dos campeonatos Paulo Pereira.
Registe-se que foi este o formador dos dois formandos do CEARTE que nos últimos anos se sagraram campeões nacionais no Campeonato Nacional das Profissões na especialidade de Serviço de Restaurante/Bar, foram distinguidos nos campeonatos Europeus o que lhes deu direito a representarem Portugal nos Campeonatos do Mundo em 2013 na Alemanha e em 2015 no Brasil.
A participação de outros peritos Russos nos WorkShops permitiu alinda uma troca de competências ao formador que “trouxe na bagagem” uma enorme experiência e saber para o desenvolvimento da atividade formativa no futuro.