quinta-feira, 15 de setembro de 2016

360º - Explosão em Bali fere portugueses. Os explicadores que faltavam: Como fica agora o caso Sócrates? O porquê de tanta polémica com Durão?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Em Bali, na Indonésia uma explosão fez dois mortos e 20 feridos. Entre os feridos estarão pelo menos quatro turistas portugueses, mas que se encontram livres de perigo. Há também alemães, australianos, sul-coreanos e
britânicos. As causas da explosão estão por apurar. É uma notícia que vamos continuar a acompanhar esta manhã.
O gasóleo profissional para mercadorias arranca esta quinta-feira em 55 postos de oito concelhos na fronteira com Espanha. O desconto no imposto também abrange camiões não portugueses.

Os tempos de espera para consultas no SNS subiram. Em 2015, os pacientes tiveram de esperar mais tempo para serem observados por um especialista ou para serem operados. Um quarto das consultas foi feito fora de prazo.

O sistema de bilhetes dos transportes públicos de Lisboa está à beira do "colapso". A denúncia é do PCP que está a pressionar o Ministério do Ambiente. Em causa estão os 'Lisboa Viva', dos quais existe um único fornecedor que entrou em rutura.Há máquinas que já foram encerradas.

A administração do BCP deu o 'sim' ao casamento com os chineses da Fosun. As negociações que vão abrir as portas aos investidores da China devem estar concluídas até final do mês.Está em causa uma posição equivalente a 16,7% do capital do Millennium.

Um balde de água fria em Madrid e uma surpresa (desagradável) no Dragão. Sporting e FC Porto confirmaram o mau arranque das equipas portuguesas na Liga dos Campeões. Os leões fizeram-se bravos no campo do campeão europeu, estiveram a ganhar até aos 89m, mas um livre de Ronaldo e um golo nos descontos de Morata virou o jogo para o Real. Verde, código, verd.. (erro), resume o Rui Miguel Tovar. Já os dragões deixaram-se empatar (1-1) surpreendentemente por um Copenhaga claramente inferior. O carrossel só deu uma voltinha, escreve o Tiago Palma.



Informação relevante

O despacho final do caso Sócrates já só vai ser conhecido a 15 de março. Mas porque é que a Operação Marquês parece estar para durar? O que é que tem emperrado o caso? Que consequências pode ter a entrevista do juiz Carlos Alexandre e o incidente de recusa de juiz interposto pelo ex-primeiro-ministro? E este está a ser um caso mais longo que outros semelhantes ou não? O Explicador com as respostas que faltavam é do Luís Rosa.

O novo adiamento foi anunciado ontem pela própria PGR. Aconteceu na véspera do prazo previsto (hoje), a 5 minutos de começarem os jogos da Liga dos Campeões (Real-Sporting incluído), através de um comunicado enviado às redações com a notícia de que vêm aí mais 6 meses (180 dias) de investigação. Horas antes, Sócrates tinha formalizado um incidente de recusa contra o juiz Carlos Alexandre (por causa da entrevista do à SIC) e o Correio da Manhã noticiara que o juiz pode abandonar o processo.

Por falar em casos de justiça envolvendo altas figuras do Estado, no Brasil Lula da Silva estás prestes a ser réu no processo Lava Jato. Em causa está a ocultação da posse de um apartamento triplex dado em troca de “vantagens ilícitas” a uma construtora. O procurador diz que Lula é o “grande general” do esquema criminoso descoberto pelas autoridades. Já Dilma considera que esta acusação "fere a democracia".

O Governo vai mesmo subir os impostos indiretos. Tal como o comentador Marques Mendes tinha dito na SIC domingo passado, Mário Centeno confirmou ontem no Parlamento: as taxas sobre tabaco, álcool e combustíveis devem aumentar no próximo Orçamento. O ministro das Finanças garantiu contudo que não haverá mexidas nem no IRS nem no IVA. E explicou as contradições.

Mas há um outro novo imposto na calha: é sobre o património  e vai além do IMI. O Jornal de Negócios noticia hoje que o Governo e o Bloco de Esquerda chegaram a acordo para criar um nova taxa, autónoma do IMI, que vai abranger património acima dos 500 mil euros.

António Costa teve de explicar as palavras do seu ministro sobre o risco de um segundo resgate. O primeiro-ministro defendeu que "não tem qualquer cabimento, falar em qualquer tipo de resgate” e passou ao ataque atirando uma pokébola (perdão, uma indireta) a Passos Coelho: “Quem anda à procura de encontrar o diabo mais vale dedicar-se à caça de pokémons". Passos ignorou. Maria Luís Albuquerque acha que tal possibilidade é "inimaginável".

Um segundo resgate é o tema da opinião da Helena Garrido"Não teremos esse azar (ou sorte)", escreve ela.

No caso dos Comandos, o curso suspenso após a morte de dois militares vai ser hoje retomado. O ministro Azeredo Lopes fez o anúncio do Parlamento, depois da avaliação clínica ter revelado que não há indicações clínicas que impeçam os exercícios de recruta em causa.

Juncker fez o seu discurso sobre o estado da União Europeia. Falou sobre o Brexit, sobre políticas na UE e até prometeu duplicar o fundo europeu de investimento. Mas Marisa Matias, não gostou do que ouviu. A eurodeputada bloquista comparou a discussão em torno de sanções contra Portugal com os casos de França e da Alemanha e perguntou diretamente a Juncker: "Não sente vergonha?" Não esteve só: Paulo Rangel e João Ferreira também criticaram o presidente da Comissão. Aliás,só o PS não contestou a suspensão de fundos a Portugal.

O novo presidente da UEFA é o esloveno Aleksander.  Ceferin. E quem é ele? Um advogado que defendia pro bono vítimas de violações dos direitos humanos e começou no desporto num clube de futsal. Aos 48 anos é o mais novo líder da instituição que manda no futebol europeu, mas também já soma algumas polémicas.



Os nossos Especiais

A saga da polémica Goldman Sachs/Durão Barroso/Comissão Europeia continua. Ontem Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se ao caso pedindo à CE "tratamento igual para todos"e Passos falou em "folhetim". Mas afinal porquê tanta discussão? Há razões para tamanho incómodo? O banco de investimento é mesmo o mau da fita? Durão cometeu algo ética e profissionalmente reprovável? No olho da tempestade, 16 perguntas e 16 respostas para entender o que está em causa neste Explicador do Pedro Rainho (bem vindo à equipa da política do Observador).

Esta quinta-feira estreia "Uma Nêspera no C... oliseu" de Lisboa. O famoso podcast de Filipe Melo, Bruno Nogueira e Nuno Markl dá assim lugar a um espetáculo que vai passar também pelo Porto. Senão puder ir, leia a entrevista do Rodrigo Nogueira aos humoristas. Garanto que se vai divertir na mesma. Inclui duas estrelas, um nerd, gatos e azar.
 

Notícias surpreendentes

Como ontem foi dia de arranque do ano escolar, a Marta Leite Ferreira olhou para fora de portas e foi à procura das 30 escolas mais deslumbrantes do mundo. Nalgumas, o design e a arquitetura são assombrosos. 

Além de bonitos, são também cool. Falo dos melhores e mais inovadores escritórios para trabalhar. E na eleição deste ano há um que pertence a uma startup portuguesa. Pormenor: tem uma gigante cama de rede suspensa sob as secretárias.

Foram também eleitos os dez melhores museus do mundo. Neste caso, nenhuma das escolhas da Trip Advisor passa por Portugal. Nova Iorque tem dois

Este é o mapa mais preciso de sempre da Via Láctea (a nossa casa). Menos de três anos depois de ter sido lançada, a missão Gaia da Agência Espacial Europeia revelou os primeiros dados: e é com eles que vai ser construído o mais pormenorizado mapa alguma vez construído da galáxia onde se situa o nosso sistema solar.

Se já instalou o iOS 10, ou seja, se já atualizou o seu iPhone, percebeu que as mensagens estão muito, mas muito diferentes. Pode escrever à mão, pôr likes, mandar imagens 'estranhas', com tinta invisível, com estrondo ou por cima de imagens em movimento de balões ou foguetes. O melhor é mesmo testar. Antes pode ler (e ver) quais as principais (e divertidas) novidades.

No campo da moda, agora que o outono parece estar a chegar, há algumas tendências a ter em conta (para elas). A Sílvia Silva selecionou as 15 peças mais in que pode usar no dia a dia. Algumas delas podem ser encontradas na Vogue Fashion's Night Out, o evento que enche de elegância a Avenida da Liberdade esta noite de quinta-feira. Se prometer não dizer nada a ninguém, conto-lhe quais são os melhores descontos.

Para quem com o frio prefere aquecer as mágoas ou festejar as alegrias com uma boa bebidahá 13 feiras para marcar na agenda. Pode provar um bom vinho, uma cerveja artesanal ou o gin da moda.

Observador, já sabe, não depende do clima. Em qualquer estação, pode encontrar toda a atualidade e as melhores sugestões.

Tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário