quinta-feira, 15 de setembro de 2016

EM 5 ANOS OS ROBÔS VÃO OCUPAR 6% DE TODOS OS EMPREGOS NOS EUA


 


-
Então, está convencida de que o seu médico é um robot?
A robótica e a inteligência artificial realmente são coisas maravilhosas, mas um novo estudo aponta perspectivas assustadores para o futuro.
Segundo a conceituada empresa de pesquisas Forrester, em 2021, cerca de 6% dos actuais empregos nos Estados Unidos serão eliminados, e as tarefas respectivas executadas por robôs.
Chamados de agentes inteligentes, estes sistemas movidos por inteligência artificial poderão entender o comportamento humano e tomar decisões baseadas nessas interacções.
Estes robôs já são capazes de desempenhar certos papéis, como assistentes virtuais ou chatbots, trabalhar em linhas de montagem e mesmo dar aulas durante meio ano sem ninguém perceber.
Por outro lado, sistemas robóticos em rede, automatizados e com alguma complexidade, como por exemplo carros sem motoristas humanos, já estão em desenvolvimento por empresas como a Tesla, a Uber e o Google.
E até a Airbus já anunciou planos para criar táxis voadores autónomos.
Segundo o especialista da Forrester Brian Hopkins, responsável pelo estudo, em 2021 terá início uma grande onda de inovação, que eliminará muitos dos empregos realizados por humanos.
“Os maiores impactos serão sentidos em sectores como os transporte, a logística, atendimento e serviços ao consumidor”, diz Hopkins.
O estudo defende  que os robôs e a inteligência artificial serão os empregados do futuro. Por exemplo, as entregas de encomendas serão feitas por drones, como está a ser testado pela Amazon.
Mais do que isso, talvez nem sequer a encomenda entregue pelo drone tenha sido feita por si: provavelmente,o foi o seu assistente virtual que a fez.
Para outros analistas, como Andy Stern, ex-presidente do Sindicato de Empregados dos Serviços norte-americano, a marca de 6% é preocupante, tendo em conta o cenário económico mundial, onde há uma cada vez maior escassez de empregos a tempo inteiro.
“Teremos pessoas à procura de emprego e com dificuldades para o encontrar. E estas mesmas tendências vão repetir-se em outras áreas como os bancos, o retalho e a saúde”, afirmou Stern.
E há até quem diga que notícias como esta, a dar conta de como evoluiu a taxa de ocupação de empregos por robôs, em 2021 possam estar a ser escritas por um robô
ZAP / Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário