quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Centro do país ganha internamento de pedopsiquiatria

Resultado de imagem para Centro do país ganha internamento de pedopsiquiatria
Espera-se uma média de 120 internamentos por ano no novo internamento de pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Coimbra. O serviço era aguardado há muito e é inaugurado esta quinta-feira.
No centro do país existem cerca de 300 mil jovens, com menos de 18 anos e, entre 15 a 20% podem vir a sofrer de doença mental. Alguns deles precisam de internamento e, por isso, até agora, todos os jovens com necessidade de internamento de psiquiatria ficavam no serviço de adultos ou na pediatria geral ou então eram encaminhados para Lisboa ou para o Porto.
José Garrido, diretor do serviço, adianta ainda que, quando os doentes se recusavam a ficar internados noutro hospital, existia uma situação que era "aquilo a que chamaria um calvário entre casa-urgência e casa-consultas".
Um corre-corre que agora termina e que evita situações mais complexas, que levavam à "necessidade de serem sobremedicados".
Sem o internamento de pedopsiquiatria, que hoje abre portas, havia mesmo quem recusasse o internamento longe das famílias. Outro aspeto de relevo é a possibilidade agora de formar médicos no serviço. "Isto é fundamental, porque se não forem formados aqui é muito difícil captar pedopsiquiatras para trabalharem em hospitais ou serviços da região centro".
O serviço de pedopsiquiatria do Pediátrico de Coimbra fica completo com o internamento. A última conquista tinha sido a urgência da especialidade, que começou a funcionar há cerca de um ano.
Um em cada mil jovens com problemas de saúde mental precisa de internamento ao longo da vida. O hospital Pediátrico de Coimbra conta com uma média de 120 internamentos por ano, tendo em conta as cerca de 1200 urgências previstas para 2016. O serviço vai ter 12 camas.
Com o apoio de 135 mil euros da Fundação EDP, 29 anos depois, o centro do país volta a ter internamento de pedopsiquiatria, depois do encerramento desta valência em 1987, quando funcionava no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid.
Fonte: TSF
Foto: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário