quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Evacuação de Alepo: Milícias atingem ambulâncias que transportavam feridos

Retirada foi agendada após ter entrado em vigor um novo cessar-fogo. A ONU fala numa situação de colapso total da humanidade na cidade mártir.
Resultado de imagem para Evacuação de Alepo: Milícias atingem ambulâncias que transportavam feridos
A primeira coluna humanitária, de 20 autocarros e 10 ambulâncias, já começou a sair da cidade síria de Alepo, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. No entanto, a evacuação não está a ser pacífica.
De acordo com agência Reuters, que cita a Orient TV, elementos das milícias pró-regime atingiram uma coluna de ambulâncias que tentava sair da cidade mártir. Há registo de, pelo menos, três feridos.
Esta tentativa de evacuação foi agendada depois de um novo cessar-fogo ter entrado em vigor. De acordo com fonte do governo russo, está a ser monitorizado por drones e já foi criado um corredor de segurança para cerca de duas dezenas de autocarros e 10 ambulâncias.
A Rússia acrescenta que o regime de Bashar Al-Assad garante a segurança de todos os que saírem de Alepo.
Um cessar-fogo foi negociado na terça-feira pela Rússia, o aliado mais poderoso do Presidente sírio Bashar al-Assad, com a Turquia para acabar com os combates em Alepo, mas a evacuação programada dos distritos rebeldes ficou bloqueada na quarta-feira quando ataques aéreos e bombardeamentos atingiram a cidade.
O exército sírio diz que o número de pessoas que querem sair de Alepo é 15 mil, incluindo quatro mil rebeldes, embora os capacetes brancos da Síria estimem que estejam mais de 100 mil pessoas cercadas na parte da cidade que até terça-feira era controlada pelas forças opositoras do regime. A verificação destas informações é difícil, pois não se encontra actualmente nenhum observador independente no terreno, apesar dos numerosos apelos das Nações Unidas e outras entidades internacionais.
Vive-se o "inferno" na cidade
A ONU alerta para uma situação de colapso total da humanidade na região oriental de Alepo. O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fala em “inferno” para descrever a situação na zona ainda controlada pelos rebeldes.
As forças governamentais sírias, apoiadas pelas forças aliadas russas e por milícias xiitas do Irão e do Líbano, lançaram há três semanas uma ofensiva para recuperar a zona leste de Alepo, um bastião rebelde desde 2012.
Dos 275 mil civis que se estimava viverem na zona controlada pelos rebeldes quando foi lançada a ofensiva, cerca de 70 mil fugiram nos últimos dias, na sua maioria para centros de deslocados, montados pelo Governo, na parte oeste da cidade, onde segundo a ONU existem dificuldades para acolher e alimentar estas pessoas.
rr.sapo.pt
Foto: EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário