quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Albergaria-a-Velha faz balanço positivo da “Escola de Empreendedorismo”

O projeto europeu “Escola de Empreendedorismo”, que integra o Município de Albergaria-aVelha e entidades de mais cinco países da Europa, terminou no final de novembro, com uma apresentação que decorreu em Santiago de Compostela, na Fesan – Fundación de Estudios y Analisis, entidade acolhedora.

A “Escola de Empreendedorismo” está integrada no “Erasmus+”, programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O projeto pretende combater o desemprego jovem através da aquisição de competências sociais e relacionais, melhorar o desempenho na aprendizagem, reforçar a empregabilidade, melhorar as perspetivas de carreira dos jovens, bem como promover o espírito de iniciativa e de realização.

Em Albergaria-a-Velha, a “Escola de Empreendedorismo” foi desenvolvida no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e no Colégio de Albergaria, envolvendo 65 alunos de quatro turmas do ensino secundário. Foram realizadas ações com os alunos, com o objetivo de dotar os estudantes de competências que os ajudassem a desenvolver o seu próprio plano de negócios e a procurar as condições necessárias para o implementar. Alguns dos resultados destas ações foram conhecidas no Concurso de Ideias de Negócio, em abril, em que os vencedores foram premiados com missões de empreendedorismo.

O projeto “Escola de Empreendedorismo” decorreu durante oito meses e envolveu cerca de 300 alunos dos seis países participantes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Lituânia, Noruega e Itália. O Município de Albergaria-a-Velha foi a única entidade estatal a participar. Cada parceiro promoveu um conjunto de iniciativas para o desenvolvimento de competências nos alunos do ensino secundário em oito áreas distintas: gestão, liderança, comunicação, multilinguismo, networking, marketing, internacionalização e plano de negócios.


O projeto Albergariense, que envolveu a elaboração e apresentação do plano de negócios, foi muito elogiado. Incluiu também um conjunto de sessões temáticas que abordaram temas estruturantes nesta área, como o perfil do empreendedor, a comunicação, o inglês como língua global, o trabalho de equipa e em rede, a estratégia de mercado (marketing e branding), a gestão de recursos humanos, o comércio online e a internacionalização, e o desenvolvimento de projetos. Foram realizadas palestras abertas à comunidade, com destaque para os encontros com o empresário Ilídio Pinho e o empreendedor André Leonardo.


Em Albergaria-a-Velha, a “Escola de Empreendedorismo” está inserida num plano mais vasto e transversal, que engloba todos os ciclos de ensino. No ano letivo 2015/2016, os alunos do 1.º Ciclo resolveram diversos desafios com o objetivo de criar um jogo sobre empreendedorismo. No 2.º e 3.º Ciclo, os alunos desenvolveram um negócio, com a criação de produtos, que depois venderam na Feira de Empreendedorismo Júnior, que decorreu em maio. Por seu turno, os alunos do Secundário, não apenas os que participaram no projeto europeu, desenvolveram um plano de negócios que puderam apresentar no Concurso de Ideias de Negócio. No presente ano letivo, os alunos continuam a trabalhar os seus projetos e vão apresentar os resultados em 2017. O programa de empreendedorismo nas escolas tem vindo a crescer e atualmente envolve os Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e da Branca e o Colégio de Albergaria, abrangendo dezenas de turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário