quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Costa portuguesa sob “Aviso Laranja” devido a agitação marítima

Resultado de imagem para Costa portuguesa sob “Aviso Laranja” devido a agitação marítima
Toda a costa portuguesa está esta quinta-feira sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir uma altura máxima até 11 metros.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo chegar aos 09/11 metros.
O IPMA informou que o aviso vai estar em vigor entre as 6 horas e a meia-noite de sexta-feira.
O 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido sempre que há uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.
O instituto colocou também sob 'Aviso Amarelo' os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro devido à previsão de chuva entre 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.
Também sob 'Aviso Amarelo' estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu devido à queda de neve acima da cota dos 1200 metros entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sexta-feira.
O 'Aviso Amarelo' é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O instituto prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva a partir da tarde no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões e sendo por vezes forte a partir do final da tarde, passando a aguaceiros no final do dia.
Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros, condições favoráveis à ocorrência de trovoada no litoral das regiões Centro e Sul a partir do fim da tarde.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se gradualmente do quadrante sul, aumentando para moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral a partir do final da tarde, rodando para noroeste no final do dia.
Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte do quadrante norte, rodando gradualmente para sudoeste, aumentando para forte com rajadas até 85 quilómetros por hora a partir do final da tarde, rodando para noroeste no final do dia.
O IPMA prevê ainda para o continente formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima.
Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 08 e 14 graus Celsius, no Porto entre 06 e 13, em Viana do Castelo entre 05 e 13, em Vila Real entre 02 e 08, em Viseu entre 02 e 09, em Bragança entre -2 e 05, na Guarda entre 0 e 06, em Castelo Branco entre 03 e 10, em Coimbra entre 05 e 14, em Santarém entre 06 e 15, em Évora entre 05 e 13, em Beja entre 06 e 13 e em Faro entre 09 e 17.

Fonte: JN
Foto: SICNOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário