quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

360º - A entrevista de Fernando Santos : “Quando perco, nem os cães se aproximam de mim”

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O bairro da Quinta da Fonte, em Loures, foi esta manhã cercado pela polícianuma grande operação de combate ao tráfico de armas e droga que ainda está a decorrer.

Foi assassinada ontem à noite, com quatro tiros no tórax, Valentina Guebuza, filha do ex-Presidente de Moçambique e considerada pela revista Forbes uma das mulheres mais poderosas de África. O principal suspeito é o marido, que foi detido.

Vladimir Putin esteve "pessoalmente envolvido" nos ciberataques que tentaram influenciar o resultado das eleições americanas. A informação vem de dois agentes dos serviços secretos que falaram com a estação de televisão NBC sobre os actos de ciberespionagem aos computadores da campanha de Hillary Clinton.

Ontem à noite houve muitas novidades no futebol:



Informação relevante
Fernando Santos foi eleito pelo Observador Figura do Ano no Desporto e aceitou vir à redação dar uma entrevista a todos os jornalistas - e também aos leitores e a antigos jogadores, que mandaram perguntas. Falou sobre tudo: sobre os seus tempos de jogador ("A minha aplicação não era total. Era um bocadinho convencido, também"), sobre os anos em que trabalhou no Hotel Palácio ("Com toda a sinceridade: se hoje deixasse de ser treinador, a primeira coisa que fazia era voltar para o hotel"), sobre o Football Leaks ("É preciso perceber se tudo é legal ou não é. Essa é a questão fundamental. E acredito naquilo que os meus jogadores dizem"), sobre Deus ("É o princípio e o fim"), sobre derrotas (“Quando perco, nem os cães se aproximam de mim”) e, claro, sobre aquele momento em que Ronaldo se lesionou na final do Euro ("O meu primeiro pensamento foi como é que podia dar a volta àquilo"). Pode ver o vídeo integral da entrevista aqui.

Paulo Lalanda de Castro demitiu-se ontem de todas as suas funções na Octapharma na sequência das investigações ao caso que ficou conhecido por "máfia do sangue". O processo teve novos desenvolvimentos depois da detenção esta semana de Luís Cunha Ribeiro, ex-presidente do INEM e da ARS de Lisboa.

Mário Soares teve ontem uma ligeira melhoria, com reações a estímulos externos. Mas o último briefing sobre o estado de saúde do antigo Presidente sublinha que o prognóstico se mantém ainda reservado.

prémio Frase Irónica da Manhã vai para Maria Luís Albuquerque, que se defendeu no Negócios das acusações de que o Governo de que fez parte atrasou a recapitalização da Caixa por causa das eleições de 2015: "A verdade é que já se passou um ano desde que este Governo entrou em funções e até agora ainda não aconteceu nada. Portanto, não poderia ser com certeza uma situação muito urgente".

Já o prémio Frase Sarcástica da Manhã segue directo para Pedro Passos Coelho, que comentou a ida de Paulo Macedo para a Caixa: "Já chamaram o ex-ministro que estava a desmantelar o SNS para tratar da Caixa Geral de Depósitos, ainda não nomearam o Nuno Crato para coisa nenhuma, ainda não chegaram lá".

Luaty Beirão esteve ontem no parlamento português e ouviu um discurso da deputada Isabel Moreira a denunciar a "ditadura brutal" e "corrupta" em Angola. O Rui Pedro Antunes fez a contabilidade dos aplausos: toda a bancada do Bloco (em pé), alguns do PS, do PSD (com destaque para Duarte Marques) e do CDS (com destaque para Teresa Caeiro e Ana Rita Bessa), e nenhuns do PCP.

Hoje tem dois artigos de opinião imperdíveis no Observador:
  • José Manuel Fernandes escreve "Não temos cura nem emenda": "Décadas a fio os centros urbanos morreram lentamente. Agora que o turismo os ressuscitou e o investimento privado os reabilita, os Velhos do Restelo já se queixam. É a triste sina da nossa mesquinhez."
  • Helena Garrido escreve "O problema dos défices para a estatística": "Desde que os políticos se meteram na estatística, cada número tem de ser escalpelizado. Um dos exemplos é o défice público. Até podiam de lá tirar toda a despesa que continuaríamos a ter de a pagar".

Os ministros do Eurogrupo já tinham tudo aprovado na semana passada: a Grécia ia receber mais um alívio da sua dívida, sem precisar de tomar mais medidas de austeridade. Mas depois, sem avisar ninguém, Alexis Tsipras decidiu distribuir um bónus de Natal entre os 300 e os 800 euros aos pensionistas com menores rendimentos - e tudo voltou atrás. O Eurogrupo suspendeu tudo.
Só mais uma informação, que seguramente não tem qualquer relação com o bónus decidido por Tsipras: as últimas sondagens mostram o Syriza 13 pontos percentuais atrás da Nova Democracia.

Mil milhões de contas de email da Yahoo (não há engano: são mil milhões) foram pirateadas em 2013. A empresa, que revelou a informação ontem à noite, acredita que o ataque foi lançado por um Estado. Estão em risco informações confidenciais, passwords, dados médicos, fotografias e todos os restantes dados que tenham sido colocados online através das contas.

A Reserva Federal americana subiu ontem as taxas de juro pela segunda vez desde 2008. A decisão foi tomada por causa das melhorias na economia dos Estados Unidos (o que contraria o discurso de Trump sobre o estado do país com Obama).

Afinal, quanto dinheiro tem Donald Trump na realidade? O Presidente-eleito tinha prometido dar hoje uma conferência de imprensa sobre o futuro dos seus negócios - mas cancelou-a e acabou por fornecer apenas algumas informações vagas pelo Twitter. A Rita Dinis foi olhar para os hotéis de luxo, resorts e campos de golfe do milionário para perceber o que está em causa exactamente.

Depois de avanços e recuos, o cessar-fogo regressou a Aleppo. E ontem à noite já começaram a ser retirados alguns civis da cidade.


Os nossos Especiais
Passaram-se ontem 30 anos. Alguns terão querido celebrar e outros terão querido esquecer a goleada por 7-1 do Sporting ao Benfica em Alvalade. O Rui Miguel Tovar lembra a história de uma partida que deu muito que falar - e mostra a bola do jogo


Notícias surpreendentes

Estreia hoje “Rogue One: Uma História de Star Wars”, o primeiro filme autónomo da série criada por George Lucas. O Eurico de Barros dá-lhe três estrelas e ficou entusiasmado com esta "injeção de frescura, vitalidade e descomplicação na saga".

"Rogue One" está a dividir cinéfilos em todo o mundo - eno Observador também. O Alexandre Borges pegou no sabre de luz para defender o novo filme; mas o Bruno Vieira Amaral não se deixou intimidar porque não acredita nessas coisas.

Walt Disney morreu há 50 anos e o Eurico de Barros recorda aqui o mago que "resgatou a animação do seu cantinho de diversão marginal".

O chef Vasco Coelho Santos esteve três anos no País Basco e não veio de lá sem nada. Acaba de abrir no Porto o Euskalduna, um restaurante que serve um menu de 10 pratos para apenas 16 pessoas em cada noite.

São 30 lojas históricas de Lisboa e todos devíamos parar na rua sempre que passamos por elas para ver bem a montra. A alternativa é olhar para estas imagens do alemão Sebastian Erras, que as fotografou para o projeto "Re-tale".

Ho! Ho! Ho! O Natal está quase e a Ana Dias Ferreira juntou 40 sugestões de presentes para as crianças (não precisa de comprar todos).

E já sabe onde está, ao longo do dia, toda a informação actualizada e explicada: aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário