quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Orquestra Opus 21 realiza concerto de Natal em Bolho

No próximo dia 17 de Dezembro, às 21h30

Resultado de imagem para Orquestra Opus 21 realiza concerto de Natal em Bolho

A chegada do natal vai ser assinalada em Bolho com um concerto da Opus 21, orquestra ligeira da Associação António Fragoso. Promovido no âmbito de uma parceria entre o Município de Cantanhede, a Junta de Freguesia de Bolho e a Associação António Fragoso, o espetáculo realiza-se no próximo sábado, no Pavilhão da Junta de Freguesia, a partir das 21h30, com um programa que contempla a execução de um reportório diversificado, desde a música ligeira a temas de pendor mais popular, passando por clássicos de nomes como Norah Jones, George Gershwin, Charles Trenet, José Feliciano, José Cid e Stevie Wonder, entre outros.

Integrando entre 12 a 20 elementos em função das exigências dos em função das características dos espetáculos agendados, a Opus 21 conta tem um repertório constituído por peças de diferentes géneros musicais, com enfoque na música ligeira, mas contemplando temas de um leque diversificado de compositores.
Sob a direção musical do Maestro Evaristo Neto, este género de formação permite ter condições para serem executados os mais variados tipos de músicas, que são adaptadas, transcritas e preparadas para o efeito. Nesta formação pode apreciar-se um solista, um improviso, um cantor, ou a transformação de um tema clássico ao ritmo ligeiro, sendo basicamente uma formação musical tipo Big Band, cujo grupo instrumental está, de algum modo, associado ao Jazz.
Este tipo de música teve o seu apogeu entre os anos 20 e 50 em que instrumentistas e cantores como Maynard Ferguson, Dizzy Gillespie, Count Basie, Duke Ellington, Phil Collins, Glenn Miller, Benny Goodman, Frank Sinatra e outros se notabilizaram, criando raízes para que este género de formação tivesse admiradores e continuidade, indo ao encontro de novos públicos e modernas sonoridades.
A OPUS 21 faz parte da Associação António Fragoso e do seu Departamento de Música, cujos agrupamentos musicais se designam todos por OPUS 21, para homenagear as obras musicais (OPUS) criadas por António Fragoso, por alguns considerado o maior compositor português de todos os tempos. Natural da Pocariça, o compositor faleceu a 13 de Outubro de 1918, com apenas 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário