OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Superando as melhores expectativas dos elementos da comissão organizadora do 8º Trail do Sarilho, realizado no passado dia 11 de Dezembro, na cidade de Cantanhede, pela Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, compareceram no Pavilhão Marialvas 700 atletas que participaram nas provas K 35 - Trail Longo, K 19 - Trail Curto, K 12 Mini-Trail, K 12 Caminhada e no K4 – Kids Trail, contando com a presença de Helena Teodósio Vice Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede que acompanhada por Magda e Lurdes Silva da associação organizadora deu a partida ás mesmas.
A prova “rainha” Trail Longo teve como vencedor o atleta Fernando Carvalho que em representação da OzxTreme/RDA, gastou a percorrer os 35 km da prova, 02.59.33, classificando-se na 2ª posição, Tony Maia da Ourem Vida Team, realizando o tempo de 02.59.37 e na 3ª posição, Nuno Domingos da Formobike BTT & Trail Running, gastando o tempo de 3.00.09 para percorrer a distância da prova.
O Trail Curto na distância de 19 Km, Diogo Pinheiro da OzxTreme/RDA alcançou o primeiro lugar, percorrendo a distância em 01.21.33 seguido por Nelson Costa em representação do Mundo da Corrida, com 01.21.49 e de Gustavo Barandas da escola de Atletismo de Coimbra que fechou o pódio com o tempo de 01.45.27.
Para além destas provas, realizou-se igualmente o Mini Trail, na distância de 12 km, tendo como vencedor Diogo Pimenta da DCI CCRD da Pedrulha que gastou o tempo de 00.57.37 seguido de Jorge Pimenta também do DCI CCRD da Pedrulha, que gastou 00.5740, e de Fernando Santos dos Escaravelhos Team com 00.5812.
No sector feminino percorrendo em simultâneo e nas mesmas distâncias na prova K35 na linha de chegada, cortou, a meta em 1º lugar Carla Cabral em representação do Ginásio Extreme Fit, com o tempo de 03.39.27, classificando-se na 2ª posição, Dina Rocha da Associação Académica de Coimbra, com 03.59.41 e fechar o pódio Ana Feteira em representação da ARSM S. Miguel de Poiares que alcançou o 3º lugar da classificação geral, com o tempo de 04.10.53.
Venceu o Trail Curto, Vera Bernado do ARCD Venda da Luisa com 01.43.31, seguida por Suvi Helena da Gensinserde, com o tempo de 01.52.30 e a fechar o pódio Claudia Lopes da Tarahumana que realizou o tempo de 01.54.55.
O Mini Trail, na distância de 12 km, Anabela Almeida da ARSM S. Miguel de Poiares com 01.11.14, foi a primeira classificada, alcançando o segundo lugar, Vera Nogueira da Gesinserde Team percorrendo a distância em 01.11.41, seguida por Catarina Quinteiro, que fechou o pódio com o tempo de 01.12.26.
Na prova dedicada ás crianças, participaram no Kids Trail/PNEUBOX, 55 atletas, também nos trilhos que foram acompanhados por técnicos de desporto e por alguns familiares, sendo um êxito a repetir.
Para além destas provas realizou-se ainda uma Caminhada, percorrendo os participantes 14 Km, pelos trilhos da Fregueisa de Cantanhede, Cordinhã e Portunhos Outil
A anteceder a partida e no acto do levantamento do dorsal os atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto de bens, nomeadamente, brinquedos, material desportivo e vestuário que reverterá a favor do Projecto de Cooperação que a Columbófila desenvolve de apoio ao Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde. Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, que para além de suportar os encargos da alimentação dos atletas, nomeadamente os abastecimentos durante a corrida, contando para o efeito com a colaboração do Sitio Biológico, Grupo Os Mosqueteiros, Fisiobaia, Batatas PelaPala, Grupo Mosqueteiros, Loja dos Sabores, Livraria Toca, Dechatlon quis com a organização de mais esta prova, honrar a parceria estabelecida com o Município de Cantanhede em realizar actividades de promoção naquele espaço e que foi objecto do aplauso da esmagadora maioria dos atletas e familiares presentes que ficaram bastantes satisfeitos com a beleza e paisagem oferecida.
No final da prova e após ser efetuada a entrega de prémios, estando presente Aidil Machado da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, José Torres adega Cooperativa de Cantanhede, Susana Baia da Fisiobaia, Helena Aniceto administradora da Pneubox, David Seco da ADAC, decorreu um almoço no Pavilhão Marialvas de Cantanhede. A segurança e vigilância dos atletas foram asseguradas pela Guarda Nacional Republicana, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, contando a organização também com a colaboração de muitos voluntários, que ao longo do percurso e dos abastecimentos colaboraram com os atletas em prova, associando-se também à iniciativa o Município de Cantanhede, e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Portunhos Outil e Junta de Freguesia de Ançã e de Cordinhã.