sexta-feira, 3 de março de 2017

360º - Guia para não pagar comissões aos bancos; o volte-face da esquerda sobre os emails de Domingues; e a libertação de Tojó, o homicida satânico

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... uma ameaça de bomba obrigou a evacuar uma Câmara na Alemanha. O incidente pode estar relacionado com o cancelamento de um evento com o ministro da Justiça turco a Gaggenau.

Mais de metade dos 10 mil milhões de euros transferidos para offshores sem controlo do fisco terão saído do BES. As transferências terão acontecido nos dois anos antes resolução do banco (2014). A notícia está hoje no Jornal Económico. O i acrescenta que o PS e o PCP querem investigar. Já o CDS tenciona levar o caso para o inquérito europeu aos Panama Papers.

O Banco de Portugal garante que detetou as falhas nas contas da Espírito Santo InternacionalCarlos Costa rejeita assim ter sido um alerta do BPI a motivar a intervenção, como foi avançado numa investigação da SIC. Mas o PS já pensa chamar de novo o governador ao Parlamento.

Sobre o Novo Banco, que nasceu do velho BES, a primeira hipótese estudada pelo Governo terá sido reparti-lo entre o BCP e a CGD. Segundo o Público, a hipótese só não avançou pela complexidade e custos elevados


Um susto, foi o que aconteceu ontem em Espanha durante o jogo entre o Atlético de Madrid e o CorunhaO avançado Fernando Torres caiu inanimado e temeu-se o pior: o vídeo mostra pânico e lágrimas. Mas o jogador já está a recuperar e descansou os adeptos: tratou-se um traumatismo crânioencefálico.

Futebol e sustos é uma mistura a que os árbitros portugueses parecem estar habituadosDesde o começo desta temporada já foram registadas 52 queixas devido a agressões, vandalismo e ameaças, o dobro do ano passado, noticia o DN. O último caso aconteceu com Jorge Ferreira: vandalizaram o restaurante do pai.

Morreu um dos grandes do futebol. O francês Raymond Kopa, tri-campeão com o Real Madrid. Tinha 85 anos.



Outra informação relevante

Tojó vai sair em liberdade condicional já na próxima semana. Cumpriu 17 anos dos 25 da pena de prisão que lhe foi aplicada em 2001. Tinha 21 anos quando matou de forma macabra os pais em Ílhavo, num crime que muitos consideraram satânico. No verão, a Sónia Simões e a Rita Cipriano tinham contado toda a história de António Jorge.

Há um novo capítulo na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos I. Quinze dias depois do chumbo, a esquerda aceitou que os emails de António Domingues possam ser lidos pelos deputados. Mas com muitos mas: são só os emails, não os sms; e é só ver, não usar. O PSD acha "ridículo" e a confusão instalou-se.

O juiz Carlos Alexandre terá recebido um empréstimo de 10 mil euros do procurador Orlando Figueira, acusado de corrupção por ter arquivado processos contra o vice-presidente angolano Manuel Vicente. Os dois ficaram amigos depois de terem trabalhado no mesmo tribunal e Carlos Alexandre já lhe pagou a ajuda para a compra de casa.

De ontem vêm mais reações às revelações dos interrogatórios a Ricardo Salgado e Hélder Bataglia no âmbito da Operação Marquês. A Sábado revela que Bataglia disse aos procuradores que "não se podia dizer não ao dr. Salgado". Sócrates defendeu-se atacando o Ministério Público.

Amanhã é dia de eleições no Sporting. Por isso é bom saber o que defendem Bruno de Carvalho e Madeira Rodrigues para o clube. O Bruno Roseiro olhou para os programas eleitorais e para as últimas entrevistas e fez o resumo do que importa.

A EDP apresentou ontem contas e a nota mais relevante foi o pagamento ao Estado de mais de 100 milhões em impostos em atraso graças aos programas de perdão fiscal. A elétrica teve lucros de 961 milhões (uma subida de 5%) e vai manter a aposta nos EUA (apesar de Trump).

Nos EUA, o Procurador-geral Jeff Sessions não se demitiu, mas pediu escusa de todas as investigações sobre as interferências russas nas eleições americanasA declaração de Sessions surgiu depois de ter sido apanhado a mentir sobre ter tido contactos com a Rússia durante a campanha. Um caso que não fez Trump retirar-lhe a confiança: o presidente fala mesmo em caça às bruxas.

Ainda Trump. Porque o presidente americano está entre os 318 candidatos propostos para Nobel da Paz. E porque foram reveladas as suas rotinas na Casa Branca: muita televisão, poucos livros, zero deporto e comida de plástico.

Em França, os candidatos presidenciais enfrentam problemas diferentes. A investigação aperta-se em torno de François Fillon: ontem houve buscas na casa do candidato da direita por causa do caso dos empregos fictícios pagos à mulher e aos filhos; Mas Marine Le Pen também não vive bons tempos: perdeu a imunidade parlamentar; já o independente Macron, revelou detalhes sobre o seu programa: mas também levou com um ovo na cara.

Última nota para a declaração sexista de um eurodeputado polaco que levou a uma investigação do Parlamento Europeu. Janusz Korwin-Mikke disse num debate sobre igualdade salarial que as mulheres deviam "ganhar menos" do que os homens, porque são "mais fracas, pequenas e menos inteligentes"




A nossa opinião

 
Os nossos Especiais
As comissões dos bancos não param de aumentar. Mas é possível ter banca grátis e acabar com todos esses pagamentos. O David Almas criou um guia com os bancos onde não se paga nada e também dá dicas para escapar a estas comissões.

Catarina Kinnvall é diretora da revista internacional de Psicologia Política. Em entrevista ao Vítor Matos, deixa um aviso: "A forma como o islão radical e a extrema-direita mobilizam é similar".




Notícias surpreendentes

Uma novidade científica. Foram pela primeira vez criados embriões artificiais de rato sem necessidade de células sexuais. Ou seja, sem óvulos nem espermatozóides, apenas células estaminais. A experiência da Universidade de Cambridge é aplicável em humanos.

Já estamos em março e não faltam novidades literárias. A Rita Cipriano destaca o novo volume da Bíblia de Frederico Lourenço, livros de e sobre Almada Negreiros, a nova tradução do "Épico de Gilgamesh" e "O Arquipélago Gulag". O difícil é escolher. 

Mais escolhas difíceis. Vai começar um dos maiores salões automóveis do mundo, o de Genebra. A Simone de Carvalho, da nossa equipa auto, já sabe quais as bombas que lá vão desfilar. E mostra estas 71.

Já são conhecidas as imagens finalistas do concurso de fotografia da Smithsonian, um dos mais reconhecidos do mundo. Estas são as 70 fotos consideradas as mais impactantes do ano. E pode votar na vencedora (também não será fácil).

Com estas fotos magníficas e o resumo da informação essencial, penso que ficará preparado para enfrentar o último dia da semana. Para se manter a par de toda a atualidade, já sabe, é só passar pelo Observador.

Um bom fim de semana
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário