sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Parlamento catalão aprova independência com 70 “sim” e 10 “não”

Proposta do Junts pel Sí e da CUP que fala de "República catalã como Estado independente" aprovada com voto secreto em urna, por 70 votos a favor, 10 contra e 2 brancos.
Resultado de imagem para Parlamento catalão aprova independência com 70 “sim” e 10 “não”
O Parlamento catalão aprovou, num voto secreto em urna, a independência da Catalunha com 70 votos a favor, dez contra e dois em branco. Na votação não participaram os deputados do Ciudadanos, Partido Socialista da Catalunha e Partido Popular.
"Constituímos a República catalã como Estado independente soberano, democrático e social", afirma a moção, apresentada pela coligação de partidos independentistas Junts pel Si e pela Candidatura de Unidade Popular (CUP). Após a contagem dos votos, cantou-se o hino catalão Els Segadors.
Ciudadanos, Partido Socialista da Catalunha e Partido Popular deixaram o hemiciclo quando se votaram as resoluções do Junts pel Sí. Só o Catalunya Si Que es Pot, que inclui o Podemos, ficou no hemiciclo.
Uma das resoluções do Junts pel Sí pedia que a votação da proposta de resolução que declara a Catalunha como "uma República catalã como Estado independente" fosse secreta. E foi aprovada com 73 votos a favor e oito contra. Alguns deputados da Catalunya Si Que es Pot mostraram contudo o voto "não" às câmaras antes de votar.
Outra proposta de resolução, que dá início ao processo constituinte, foi aprovada com 71 votos a favor, 8 contra e 3 abstenções (também sem a oposição presente).
Antes, todas as propostas de resolução apresentadas pela oposição foram rejeitadas. As do Ciudadanos com 83 votos contra e 53 a favor. As propostas de resolução dos socialistas com 119 votos contra e 16 a favor e outra, que pedia convocação imediata de autonómicas, com 83 contra e 53 a favor. As propostas do PP foram rejeitadas pelos mesmos números.
Duas propostas de Catalunya Si Que es Pot também foram rejeitadas por 123 votos contra, 11 a favor e uma abstenção, enquanto que uma terceira foi rejeitada por 107 votos contra, 27 a favor e uma abstenção.

Fonte: DN
Foto: REUTERS/JUAN MEDINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário