sexta-feira, 27 de outubro de 2017

@Verdade Editorial: Mais um elefante branco


Um aeroporto não se constrói todos dias e, ainda por cima, um aeroporto internacional. Não há sombras de dúvidas de que os aeroportos são de suma importância e reflectem o esforço e a necessidade de um povo, de um Governo e de uma Nação. Eles são importantes na vida de um homem, de uma mulher e de um país. Um aeroporto é uma infra-estrutura económica e social, muito importante numa perspectiva de mobilidade nacional e internacional. E não só. Também sob o ponto de vista do desenvolvimento, crescimento e equidade entre os moçambicanos.

Porém, a construção de um Aeroporto Internacional na província de Gaza não é um investimento prioritário neste momento, não obstante o Presidente da República, Filipe Nyusi, defenda que o mesmo possui enorme potencial para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico, particularmente no sector do turismo. Isto é o cúmulo da estupidez!

É obviamente despropositado que se construa um aeroporto internacional quando se tem um outro a menos de 300 quilómetros, enquanto o país ainda se depara com problemas mais preocupantes, como é o caso de falta de emprego, habitação, segurança e situações ligadas a saúde e acesso a água potável.

Em Dezembro de 2014, foi inaugurado, com toda pompa e circunstância, o Aeroporto Internacional de Nacala, e presentemente chegou-se a conclusão de que se trata de mais um “elefante branco” que custou centenas de milhões de dólares em dívidas para o povo mas que não serve a maioria dos moçambicanos e, como se não bastasse, contribui para a situação de falência técnica da empresa Aeroportos de Moçambique. Ou seja, hoje o Aeroporto de Nacala é um pesadelo. Como se isso não fosse uma grande lição, Filipe Nyusi faz os moçambicanos sonharem com um aeroporto sem viabilidade económica na cidade de Xai-Xai.

É, sem dúvidas, mais uma decisão insensata do Governo da Frelimo, que há vários anos tem vindo a mostrar que não está preocupada em resolver os problemas pontuais da população moçambicana. A construção e/ou reabilitação de estrada da nacional número um (N1) traria mais benefícios aos moçambicanos, do que um aeroporto em Gaza, mas o Executivo de Nyusi optou por “oferecer” aos moçambicanos um elefante branco e enterrar mais milhões de dólares em dívidas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário