sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Divulgação Couvada à Minhota em Lisboa, em Novembro

Em Novembro, Casa do Minho em Lisboa, promove Couvada à Minhoto
Casa do Minho em Lisboa vai realizar, no próximo dia 12 de Novembro, pelas 13h, na sua sede – Rua Professor Orlando Ribeiro, 3D (Telheiras) – uma Couvada à Minhota, com a seguinte ementa:
Entradas minhotas | Sopa à Minhota | Vinho Verde de Vila Nova de Cerveira | Sobremesas minhotas | Café e bagaço minhoto
Custo para saborear a couvada:
17,5 minhotos por pessoa | crianças (até aos 10 anos) – 7,5 minhotos
Animação ao toque da concertina e São Martinho
Informações e marcações: Casa do Minho – 967 723 103 – 217 584 742 | Paulo Duque – 917 726 515 – lisboa.casadominho@gmail.com
Sobre a Couvada à Minhota
«Era a sopa do humilde lavrador. De feijão com couves era ela era feita. Mas acrescentavam-lhe outros condimentos para a tornar mais bem apaladada como alguns feijões e osso do espinhaço. Antes de saírem de casa para as lides do campo, deixavam o pote ao lume e deixavam-na a cozer. Quando regressavam da lavoura, algumas couves que traziam das leiras eram cegadas e metidas no pote juntamente com a chouriça. Por fim, comia-se a garfo as couves ou apresigo e, depois, o caldo que em dias melhorados fazia as delícias do pobre agricultor e aconchegava o estômago nos frios dias de outono.
(…) Mal começava o Outono e com ele as longas noites passadas à lareira, as couves faziam parte da alimentação diária do pobre camponês. Juntava-lhe as batatas, o feijão, a chouriça e, de um modo geral, um pouco de tudo quanto a lavoura lhe oferecesse. Era um verdadeiro manjar dos deuses. (…)
Remonta ao século IV Antes de Cristo a origem da couve, altura em que os gregos a descobriram na região da Jônia e dela se surpreenderam pelos seus poderes medicinais, para além das suas virtudes culinárias. Porém, foram os romanos que a trouxeram para a Península Ibérica e nos deram a conhecer, passando a constituir o género de verdura mais consumida até aos finais da Idade Média.
Rica em fibras, iodo, cálcio, potássio, enxofre, magnésio e ômega 3; além de vitaminas A, B1, B2, B6, C e K, a couve é uma hortaliça da família Brassicaceae, constituindo um alimento de baixa caloria, desde sempre utilizado no tratamento de doenças estomacais, tendo vindo com o tempo a revelar-se como um excelente anti-inflamatório, antibiótico e anti-irritante natural, aplicado no combate a gripes, problemas hepáticos, renais e menstruais; artrite, bronquite, hemorroidas, úlceras e pedras nos rins e, na medicina alternativa, como vermífugo, para evitar ressacas, e até mesmo para baixar a febre, quando aplicada em forma de cataplasma.
Conhecida na Galiza por “verça”, a variedade de couve-galega é no Minho responsável por uma das melhores iguarias da cozinha tradicional portuguesa – o caldo verde – considerada uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal!
O paladar constitui um dos sentidos que o minhoto sempre conserva e o mantém permanentemente ligado ao seu rincão natural, ao seu pedaço de Minho!» Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário