sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Editorial | Uma greve mesmo a calhar à sexta-feira

O direito à greve é constitucional, e quem não alinha também lhe assiste o direito de discordar, melhor, não participar. Se os objectivos a que se propõem os grevistas, forem atingidos, os não aderentes também são abrangidos? Lutam uns para os outros também, porque a Constituição da República não permite discriminação. Uma forma inteligente para ficar bonito perante as chefias, não correndo o risco de perder o emprego. Toma que é democrático.

Uma greve bem planeada, a uma sexta-feira, proporciona assim de alguma forma um fim de semana prolongado, ainda que no fim do mês se faça sentir algum desconto no ordenado.

Tenho para mim, que uma boa percentagem dos funcionários públicos não são dignos do ordenado que auferem, não rendem enquanto se encontram ao serviço. À segunda-feira é uma miséria, pelo menos até ao meio-dia. À sexta-feira a diferença também não é muita, da parte da tarde, é ver se o tempo passa para registar a saída.

Não são todos farinha do mesmo saco, é certo, mas, a diferença nem sequer se faz notar, o que é injusto. Quem se dirige à Segurança Social, Câmara Municipal, Loja do Cidadão, às Finanças, até no Hospital de Aveiro, Centros de Saúde, espera-se demasiado tempo, sem se saber porquê, enquanto observamos funcionários a caminhar de um lado para o outro…

Certamente para muitos, uma greve à sexta-feira é como a cereja no topo do bolo, não sejamos assim tão ingénuos.

Passando agora para um outro registo, e porque hoje é sexta-feira, fazemos uma pergunta muito simples: já deu sangue este verão? Ou pensa fazê-lo em breve? Partilhe connosco (e com todos!) o seu orgulho em ser dador de sangue. Muito obrigado e bom fim de semana e boas férias se for o caso, mas, lembre-se que milhares de doentes dependentes de componentes sanguíneos contam com o nosso gesto solidário, esses provavelmente não podem deslocar-se para as zonas mais paradisíacas do País.

Se o leitor desejar e, se sentir motivado a aderir à dádiva de sangue, pode fazê-lo amanhã no Posto Fixo da ADASCA, das 9 horas às 13 horas. Porém, não deixe de consultar o site www.adasca.pt.

Bom dia de greve, bom fim de semana para todos!

Joaquim Carlos

Director

Podem copiar a divulgar pelos vossos meios. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário