sábado, 18 de novembro de 2017

Estrelas (e bola) de Espanha, mesas fartas e as coisas boas da Costa Má

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  





Tenho que confessar que a minha reacção foi esta: outra vez? Já estamos outra vez naquela altura do ano em que o país gastronómico olha para o lado de lá, para Espanha, a ver se chovem estrelas? Diz-se que o tempo voa e é bem verdade: ainda foi ontem que o José Augusto Moreira, directamente de Girona, nos deu conta de notícias saborosas para a gastronomia portuguesa e eis-nos, de novo, à espera que de Espanha soprem bons ventos. Só que este ano, diz o José Augusto, a notícia mais provável é que não haja grande notícia: na quarta-feira será apresentado o Guia Michelin 2018 para a Península Ibérica e tudo indica que o panorama do ano passado – com 21 restaurantes distinguidos, num total de 26 estrelas – se mantenha. Não são de esperar estreias no famoso guia vermelho, mas nunca se sabe. O que se sabe é que o histórico Escondidinho, no Porto, foi dos primeiros restaurantes portugueses a ser distinguido, em 1936, e logo com duas estrelas. E o José Augusto também recupera essa história.
Já que andamos à volta das coisas da mesa, a Alexandra Prado Coelho sentou-se à volta d’A Mesa Lá de Casa. É assim que se chama o espaço que a jornalista Anabela Mota Ribeiro abriu em Vila Real com os irmãos, a prima e a cumplicidade de amigos. A Alexandra diz que à volta daquela mesa “acontecem coisas” – que podem ir de uma refeição partilhada a um workshop de ervas aromáticas. Vale a pena espreitar.
Como também é de espreitar – mais do que isso, aliás – o texto da mesma Alexandra (sim, esta mulher não pára) sobre Elvas. Vem a propósito da descoberta, no antigo Açougue Municipal, daquela que terá sido a sinagoga local no tempo em que os judeus eram quase um quarto da população. “Hoje ajuda a recordar algumas das famílias mais poderosas e influentes da terra, dos Botafogo aos Gomes da Mata Coronel. E até o chocolate em barra entra nesta história”, escreve a Alexandra, que a seguir nos guia numa visita ao Forte da Graça.
Já a Patrícia Carvalho foi dormir ao Moleiro da Costa Má e conta-nos hoje as coisas boas que por lá acontecemSó um cheirinho: “As casas e os quartos ficam num recanto silencioso de Sever de Vouga, junto ao rio Mau. Ali vai desligar do mundo, experimentar produtos biológicos e, se tiver tempo, mergulhar num banho retemperador com ervas aromáticas, no meio da natureza.” Que tal?
Por sua vez, a Cristiana Faria Moreira foi ver a bola ao The Couch e percebeu que neste bar do Cais do Sodré são os treinadores de sofá que dão o apito inicial. Dê lá uma saltada e escolha em que canal quer sintonizar um dos 32 ecrãs de televisão disponíveis. A propósito, hoje há derby em Madrid: o Atlético recebe o Real às 19h45. Depois não diga que não avisamos…
Para o fim, uma sugestão de leitura mais longa: dia 25 faz um ano que morreu Fidel Castro. A Vanessa Rodrigues andou por Cuba de mochila às costas durante quase um mês e conta-nos, sob a forma de diário, para onde caminha a ilha. É de ler – e, quem sabe?, depois disso planear uma viagem.
Está tudo dito por hoje. Volto para a semana, à hora do costume. Até lá, vá passando por aqui, para ver as novidades. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



Há vida para além da carne

O número de vegetarianos em Portugal quadruplicou nos últimos dez anos: serão agora cerca de 120 mil. Metade são veganos. Pelo país, somam-se projectos inovadores que não utilizam qualquer produto de origem animal. Fomos conhecer alguns deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário