sábado, 29 de julho de 2017

Manhã de sábado: Fogos: como os espanhóis vêem os portugueses

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
É a terceira vez no espaço de 40 dias que vêm ajudar Portugal. Há elogios a Marcelo e aos voluntários, mas também reparos à falta de caminhos corta-fogo e à má forma física de alguns bombeiros.
Responsável do SIRP falou em conhecimento através da "comunicação social". Informação foi passada em reunião oficial.
O Presidente da República gostaria de se distinguir dos seus antecessores eleitos em democracia por não ter usado a 'bomba atómica' (dissolução do parlamento), segundo uma entrevista ao DN.
Portugueses comem pouca fruta e legumes e abusam do sal e açúcar. Versão preliminar da Estratégia para a Promoção da Alimentação Saudável inscreve incentivos para consumo de comida saudável.
No dia de glória da Rússia (Efimova, Rylov e Chupkov), Simone Manuel, a primeira afro-americana a ganhar o ouro nos Jogos, confirmou essa vitória nos Mundiais. Quer ser uma inspiração. E nada mais.
A Coleção Miró, com 85 peças do artista catalão provenientes do antigo BPN, será exposta no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a partir de 8 de setembro.
Antigo condutor de autocarros, sindicalista e delfim de Hugo Chávez, Nicolás Maduro, 54 anos, convocou para domingo eleições para uma Assembleia Nacional Constituinte, que poderão ficar na história.
Juntas de freguesia do Areeiro, Estrela e Santo António, lideradas pelo PSD, fizeram avenças a militantes ou contrataram empresas de militantes em valores que totalizam mais de um milhão de euros.
O Governo japonês acusa a Coreia do Norte de ter lançado um projétil, presumivelmente um míssil, que terá atingido a zona económica exclusiva do Japão. Coreia do Sul em alerta.
Um homem esfaqueou esta sexta-feira várias pessoas num supermercado em Hamburgo, na Alemanha. Há pelo menos um morto e seis feridos. Brigada antiterrorista já está no local.
Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas depois de terem sido atropeladas por um homem, em Helsínquia, Finlândia. A informação foi confirmada pela polícia, no Twitter. 

Comer/Ver/Fazer

Rui Neves, diretor artístico do Jazz em Agosto, festival que começa esta sexta feira, apresenta os primeiros nomes em cartaz e explica-nos que gente destemida é esta. 

Substituição na mítica loja de utensílios de cozinha Pollux: sai, do 8º piso, uma cafetaria medíocre e entra para o seu lugar o Less, de Miguel Castro e Silva. A belíssima vista mantém-se em campo. 

A Nintendo acaba de lançar Hey! Pikmin em exclusivo para a 3DS, trazendo a sua série de estratégia para um ambiente ainda mais casual e infantil. 

"Caseira" e "rápida" parecem palavras contraditórias quando aplicadas à granola. Até seguir a receita das autoras do livro "Crianças Saudáveis, Famílias Felizes", pronta em cinco minutos. 

A superprodução europeia baseada na histórica BD de Mézières e Christin quer bater Hollywood no seu próprio território e tem bastante que se lhe recomende. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. 

Cocktails de assinatura, sushi de fusão e "finger food" com vista para o Tejo. Depois da Avenida da Liberdade, o Tivoli Oriente já tem um Sky Bar, o segundo de Lisboa, no Parque das Nações. 

O refúgio em São Teotónio que dá pelo nome de Paraíso Escondido cresceu e tem agora cinco novos quartos, incluindo dois bungalows no meio das árvores e uma suite que coloca África na costa alentejana. 

O restaurante do hotel Sublime, na Comporta, mudou de nome e, mais importante, de chefe responsável. Tudo o que se serve no novo Sem Porta tem o dedo do chefe 'tugoslavo' Ljubomir Stanisic. 

De norte a sul, passando pela Madeira e os Açores, Portugal tem mar e rio à espera de quem os navegue. Nestas férias não fique a ver navios na toalha: embarque num destes passeios de barco. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Ano após ano há dois rituais infalíveis: um é o acampamento de Verão do Bloco de Esquerda, o outro é a minha crónica a pretexto. A rapaziada do BE não desiste. Eu não resisto. Tudo ali é engraçado.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Governantes, por favor desapareçam! Porta-vozes do governo, das autarquias, da protecção civil e das forças de segurança: por favor calem-se! Respeitem, por uma vez, as vítimas que não souberam salvar

Rui Ramos
Porque é que Salazar impediu que as cheias de 1967 fossem discutidas livremente? Porque previu que uma oposição “indigna”, como agora a do PSD e CDS, "aproveitaria" a tragédia para atacar o governo.

Diana Soller
O barril de pólvora venezuelano pode explodir. E como é visto por quase todos – de um lado ao outro do espectro político – como um jogo de tudo ou nada, a cada dia joga-se o destino de um povo.

António Silva Carvalho
A Ordem dos Médicos, criada com a louvável intenção de garantir a excelência ética e técnica da profissão médica, acabou por subverter essa tão nobre e importante função social.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário