quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Seia recebe 4ª edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa amanhã mais uma edição do FICSE, um festival que dá voz a jovens talentos.
Em 2018 são 40 os participantes, de 13 nacionalidades diferentes, que procuram a sua sorte e reconhecimento, no único festival do género que se realiza na serra da Estrela.
Hungria e México são os países em estreia, num palco que também será preenchido pelas bandeiras da Arménia, Brasil, Bulgária, China, Lituânia, Malta, Moldávia, Polónia e Roménia. Portugal volta a congregar o maior número de participantes, com 14, cinco dos quais da cidade anfitriã – Seia.
Os participantes serão avaliados ao longo dos próximos dias, no decorrer das eliminatórias, pelo júri internacional do festival, que é constituído por personalidades com ligação ao mundo da música. Naturalmente, à medida que o festival avança, vai-se sentindo o acumular de emoções dos jovens talentos.
Melodia, timbre, ritmo, afinação, personalidade, presença… são um conjugar de atributos que destacam os melhores e ditam os finalistas. E serão estes que se apresentam ao público na Gala final, que acontece no sábado (dia 25), às 16h00 no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e onde se conhecerão os grandes vencedores.
Mas, nem só de musicalidade vive o festival. Ao espírito competitivo inerente a este tipo de festivais, no contexto dos que acontecem na Europa, o evento representa também uma oportunidade de intercâmbio cultural, enriquecimento pessoal e troca de experiências e técnicas de interpretação musicais e coreográficas, proporcionado pelo contacto entre participantes de diferentes nacionalidades, dando igualmente espaço para visitar o concelho e a região, num programa cultural delineado em paralelo à competição.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário