quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

360º- 8 gráficos para entender o braço-de-ferro entre privados e ADSE; e a parte 4 da investigação aos abusos sexuais na Igreja sobre o caso do Fundão

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Parlamento e o Conselho Europeu chegaram a acordo sobre a polémica directiva dos direitos de autor. O artigo 13 avança agora para votação, devendo ser aprovado em Abril. Há quem fale numa revolução na internet.
Depois da CUF e da Luz, os Lusíadas também vão suspender os acordos com a ADSE. O grupo anunciou que está ainda a analisar as opções para a cessação das atuais convenções. Em entrevista à TSF, Sofia Portela, a presidente da ADSE acusa os privados de “usar beneficiários para fazer pressão”.

Afinal quanto ganham os privados com este subsistema de saúde? Quantos beneficiários podem ser afetados? São só os 38,8 milhões em dívida que estão em causa no diferendo? A Cátia Bruno resumiu em oito gráficos tudo o que explica este braço-de-ferro dos hospitais privados com a ADSE.

Nos EUA, Paul Manafort mentiu repetidas vezes aos procuradores que estão a investigar a interferência russa nas eleições. O ex-diretor de campanha de Trump quebrou assim o acordo de confissão com a justiça que lhe permitia evitar uma pena mais pesada

A Airbus anunciou o fim de uma era: vai deixar de fabricar A380, o maior avião de passageiros do mundo, já em 2021, depois de perder contratos com a Emirates. O aeroporto de Lisboa devia concluir exatamente nesse ano as obras para poder receber estes voos...




Outra informação relevante 
Na 4ª. e penúltima parte de “Em Silêncio”, a investigação multimédia do Observador sobre abusos sexuais na Igreja, pode ler a história de como o Governo ignorou uma denúncia contra um padre do Fundão quatro anos antes da PJ o investigar. A Sónia Simões e o João Francisco Gomes reconstituem como os abusos aconteceram nas camaratas do seminário, e porque é que só quando os pais de quatro alunos se queixaram o processo avançou e o padre foi detido em 24 horas. Agora cumpre uma pena de 10 anos, mas contratou o advogado de Sócrates para o tirar da prisão.


O caso de Tancos tornou-se uma verdadeira paródia (infelizmente sem graça nenhuma). Depois de Ricardo Araújo Pereira ter usado o testemunho de que as cassetes do sistema de videovigilância eram substituídas apesar deste não funcionar para um sketch do seu novo programa, o antigo chefe do Estado-Maior do Exército foi à comissão de inquérito criticá-lo. E usou uma frase de uma personagem de Herman José: "Como diria outro humorista da nossa praça na figura do Diácono Remédios, 'não havia nexexidade'".

Antes o Tribunal da Relação de Lisboa tinha mandado libertar o ex-diretor da PJ Militar acusado de encobrir o roubo e a devolução do armamento roubado. Detido desde Setembro, Luís Vieira ficou agora sujeito apenas a termo de identidade e residência.

Já Rui Pinto, conhecido como o hacker do Benfica, manteve-se em prisão domiciliária por decisão da Justiça da Hungria que recusou o pedido para que passasse para prisão efectiva. Aquele que já confessou ser um dos principais informadores do Football Leaks aguarda agora o resultado do processo de extradição

A Comissão de Instrutores da Liga de clubes revelou ter sido “obrigada” pelo Conselho de Disciplina da FPF a deduzir a acusação contra o BenficaEm causa está a interdição do Estádio da Luz por 4 jogos, contra a qual o clube interpôs uma providência cautelar. 

Nos jogos da Liga dos Campeões de ontem, o Real Madrid venceu o Ajax na Holanda por 2-1 e o Tottenham bateu o Borússia Dortmund por 3-0. Sobre o jogo dos madrilenos, o Bruno Roseiro escreve que para Cruyff ficou o orgulho, mas para Benzema ficou a história. Já do encontro entre ingleses e alemães diz que Son conseguiu fugir à tropa e passou a liderar um exército (mesmo sem o general Kane).


Na Caixa, apesar de Paulo Macedo garantir que vai tentar recuperar o que ainda for possível dos créditos ruinososa maioria dos principais devedores já faliu, segundo um trabalho do Jornal de Negócios.

Na 'geringonça' não há acordo sobre o fim das propinas e o PS prepara-se para chumbar as propostas do BE e PCP, avança o Público. O assunto, bem com as soluções de alojamento para estudantes, vão a debate esta sexta-feira.

Depois de todas as críticas aos enfermeiros, agora são os professores que querem as greves às aulas do 12º. ano financiadas por crowdfunding. Mas Mário Nogueira diz ao DN que não há comparações.

Por tudo isto, o líder da UGT, Carlos Silva, diz que o país o país vive "um sobressalto cívico e sindical", acusa os ministros de "desrespeito" e pede a intervenção de Marcelo. Em entrevista ao Público e à RR, diz mesmo que "à ministra da Saúde resvalou-lhe o pé para o chinelo".

A escolha de Fernando Pessoa para patrono de um programa parecido ao Erasmus na CPLP está a gerar polémica. Membros da comunidade angolana acusam o poeta de ser racista. Mas as frases que escreveu sobre a escravidão mostram mesmo isso? É ir ler.

Um idoso de 67 anos foi espancado até à morte por um jovem espanhol de 20 anosO crime aconteceu no Porto, o suspeito já foi detido e estarão em causa motivos passionais

Nos Estados Unidos foi descoberto mais um caso em que os pais mantinham os filhos em cativeiroAs quatro crianças estavam fechadas num celeiro, duas delas enjauladas, sem acesso a comida e a viver no meio das suas necessidades.

Em Espanha o orçamento foi mesmo chumbado e o Governo de Pedro Sánchez caiu. O líder do PSOE vai anunciar a data das eleições antecipadas esta sexta-feira e a data mais provável é 28 de Abril. O El País explica quais podem ser as chaves determinantes para a votação e mostra como estão as sondagens.

Há contudo uma boa notícia para os espanhóis: até 2040, a sua esperança média de vida vai chegar aos 85,8 anos e tornar-se a mais alta do mundo, à frente do JapãoApesar de fumarem, beberem e dormirem pouco, há factores importantes que explicam esta longevidade.

Os nossos Especiais

O livro Vox (E se cada mulher só pudesse dizer 10 palavras por dia?) está a ser associado ao movimento #MeToo. Mas a sua autora, Christina Dalcher, assegura em entrevista à Ana Cristina Marques que há também mensagens políticas na obra que agora chegou a Portugal. E pergunta mesmo: “E se a cultura da mulher doméstica, que veio e foi, voltasse?”.

Joana Vasconcelos está de volta a Serralves com "I'll Be Your Mirror", uma retrospectiva que inaugura dia 18. Em conversa com a Maria Martinho apresentou a exposição, falou de um bolo de noiva de azulejos e da recente polémica em Serralves: “Os museus vão existir muito além de qualquer artista ou diretor”, disse.

A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve "A ministra incendiária": "O PS enganou-se no campo de batalha, pois querer tratar como “supletivo” 42% do nosso sistema de saúde não é apenas uma loucura ideológica, é uma facada no coração da classe média. Em ano de eleições".
  • Helena Garrido escreve "Quem quer ser banqueiro central?": "A terceira comissão parlamentar de inquérito à CGD lança-se com energia sobre o quê ou quem? Estamos em risco de assistir a mais um exercício inútil de apuramento de responsabilidades".
  • Pedro Braz Teixeira escreve "A guerra da ADSE será paga em Outubro": "O actual conflito entre a ADSE e “meia dúzia” de operadores privados vai-se transformar num conflito entre a ADSE milhares e milhares de beneficiários, com óbvias consequências eleitorais".
  • Catarina Furtado escreve "Controlar não é amar": "A violência no namoro ainda não ocupa páginas de jornais nem abre noticiários, mas estará lá perto. É muito comum rapazes e raparigas não terem noção do seu papel de vítima ou agressor".
  • Paulo Tunhas escreve "Levá-los a sério?": "Até que ponto vale a pena levar as coisas a sério quando tudo parece uma farsa generalizada em que a classe política parece sobretudo interessada em não nos fazer o favor de se preocupar connosco?".
  • Luís Teixeira escreve "O melro de Rushdie": "Foi há 30 anos e Khomeini tinha uma razão mesquinha para lançar a fatwa que condenava Rushdie à morte: precisava de congregar à sua volta as multidões desiludidas com o fiasco da guerra com o Iraque".
  • Paula Torgal escreve "Por uma Educação em Arquitectura": "Numa altura em que as escolas públicas ganham autonomia e flexibilidade curricular, deve existir uma estratégia comum para que a Educação em Arquitectura não seja apenas um tema discutido pontualmente".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "Brincar com a saúde!": "A gerigonça tem muitas batatas quentes nas mãos mas estas duas (saúde e envelhecimento) talvez possam ser politicamente iludidas nas próximas eleições mas não no futuro financeiro e económico do país".
Notícias surpreendentes 

O destaque das estreias no cinema vai para "Vice", o filme de Adam McKay sobre Dick Cheney. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas e fala de um retrato diabolizador, vitriólico e pronto-a-execrar do antigo vice-presidente dos EUA (a minha apreciação é semelhante, mas não deixando de destacar o desempenho de Christian Bale e a edição e montagem criativas). Tem contudo outras opções para ir ver.

Bolt já tem sucessor. Que pode não só ser mais veloz que o homem mais rápido do mundo, como ter sucesso no futebol americanoÉ conhecido como "Blaze", fez os 100 metros em 13,48 segundos e já foi 13 vezes campeão da União Atlética Amadora dos EUA. Pequeno grande detalhe: tem sete anos.

Uma pantera negra foi fotografada no Quénia pela primeira vez desde 1909É um animal tão raro, sobretudo em África, que se julgava extinto e alimentou várias lendas ao longo dos tempos.

Continue com toda a informação do dia no Observador. 
E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
(e não se esqueça que é Dia dos Namorados: deixo-lhe mesmo assim umas sugestões não vá a data ter-lhe passado aquiaquiaqui aqui. E pode ainda ver o que os portugueses mais pesquisam no Google neste dia em que foram conhecidos também números preocupantes sobre a violência no namoro)

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário