terça-feira, 5 de março de 2019

Atletas do Sporting treinam em Mira

A Equipa de Atletismo do Sporting, escolheu o Concelho de Mira para realizar o seu mais recente estágio. O estágio, composto por treinos diários e com a duração de uma semana, está a ser realizado no âmbito da preparação dos atletas fundistas para o Campeonato Nacional de Corta-mato, um dos momentos altos da época de inverno para a equipa. O campeonato é uma competição individual e coletiva que dá acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus e que se realizou na Pista Municipal de Corta-Mato, na Praia de Mira, em 2017.
A equipa está alojada no Miravillas Hotel e está a ser acompanhada pelo fisiologista Amândio Cupido Santos. Amândio Santos, tem os conhecimentos técnicos necessários e oferece aos atletas as ferramentas de treino necessárias para perceberem em que nível estão e para descobrirem o que podem fazer para melhorarem as suas performances.  O acompanhamento do fisiologista Professor Amândio tem sido imprescindível para a otimização dos treinos nos estágios. Os atletas fundistas fazem dois treinos por dia, percorrendo cerca de 25 km. Precisam de um acompanhamento profissional otimizado e precisam de treinar em locais que tenham muitos km para percorrerem.
Mira já é procurada há vários anos por equipas de atletismo portuguesas para realizarem os seus estágios. Esta é uma feliz constante. Segundo o treinador da equipa de atletismo do Sporting, António Nogueira da Costa, “No Norte do país, Mira é considerada o Paraíso dos Maratonistas”. Tem muitos percursos, tem características naturais favoráveis, tem muitas estradas sem grandes desníveis, onde os atletas podem treinar e tem uma pista de corta-mato, o que potencia os treinos dos atletas para maratonas e para provas de corta-mato.
Segundo os capitães da equipa que praticam corrida contínua, a atleta Sara Moreira e o mirense Licínio Pimentel, Mira tem muitos percursos diferentes e planos, essenciais para o treino de maratona. A atleta Sara Moreira afirmou que cada vez que vem fica a gostar ainda mais. Sente que Mira transmite tranquilidade aos atletas. Licínio Pimentel, conterrâneo e atleta há 26 anos, partilhou que iniciou o seu percurso nas provas de corta mato escolares em Mira. Segundo Licínio, o concelho proporciona aos atletas condições de treino ideais. É um concelho verde, tem excelentes vias, tem percursos pedonais saudáveis, um ambiente calmo, com pouca afluência de pessoas, o que leva a que os atletas se sintam seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário