quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Alentejo | Milhares na Meia Maratona de Évora

Este domingo, dia 24
Milhares na Meia Maratona de Évora
Cerca de seis mil pessoas irão correr e caminhar  por Évora
Uma vez mais a Meia Maratona de Évora – Corrida Monumental, prova integrada na TVI Running Wonders, irá juntar este domingo milhares de participantes que terão assim a oportunidade de correr e caminhar em património classificado pela UNESCO. Serão ao todo cerca de seis mil atletas.
Um dia antes de se celebrar o 33º aniversário do reconhecimento internacional da riqueza patrimonial do Centro Histórico da cidade – 25 de novembro de 1986 – será na Praça de Giraldo, a principal “sala de visitas” da Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora, que se celebrará a efeméride, através do desporto, mais concretamente pela via da Meia Maratona (21kms), mini maratona (10kms) e caminhada (5kms).
“Numa altura em que estamos envolvidos no processo de candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, uma prova desportiva com esta dimensão, em que, mais do que a competição, o que está na sua génese é a valorização do nosso património, aliada à promoção de estilos de vida saudáveis, e com efeitos visíveis ao nível da coesão territorial, a presença de tamanha moldura humana deixa-nos muito orgulhosos”, refere o Presidente da Câmara Municipal.
Segundo o autarca de Évora, que dará o tiro de partida quando forem 10h00, a presença de tantos atletas “é o reflexo, por um lado, de mudanças sociais que levam as pessoas a adotar comportamentos e estilos de vida mais saudáveis e, por outro, a capacidade atrativa de Évora, comprovada pelo elevado número de participantes provenientes de vários pontos do país e da vizinha Espanha”.
“É certo que a dimensão da prova principal, o número de participantes e a segurança de todos levam a algum condicionamento da circulação automóvel nalgumas artérias, apesar de estarem asseguradas as necessárias alternativas, contudo, acredito que os eborenses, para além de virem para a rua fazer parte desta festa, compreendem bem a importância do evento para o Concelho e região e que coloca a nossa cidade no mapa dos grandes eventos desportivos”, salienta Carlos Pinto de Sá.
Para o Diretor Executivo da GlobalSport, entidade organizadora juntamente com a Câmara Municipal de Évora, “Évora é efetivamente uma etapa muito especial do circuito TVI Running Wonders, não tão somente pela imponente monumentalidade da Cidade como também por todo o envolvimento criado ao longo destes cinco anos com diversos parceiros e entidades do Território”.
Paulo Costa relembra que “quando iniciamos este projeto comum, com o Município de Évora, almejámos criar e desenvolver um acontecimento de forte valor territorial em três vetores fundamentais: dinamização, promoção e valorização. Acreditamos que o estamos a conseguir fazer, assumindo desde o primeiro minuto que em dez anos esta será um acontecimento de forte prestígio local, nacional e internacional, sendo esta a quinta edição desta meia maratona que é já uma portentosa marca do atletismo nacional”.
A etapa de Évora será a penúltima das Running Wonders. A corrida de Portimão, agendada para o dia 8 de Dezembro, marca o término de mais uma temporada de sucesso de um projeto que conquistou o coração dos portugueses. “O balanço deste ano é muito positivo, a todos os níveis, com destaque para a transmissão em direto de todas as corridas na TVI24, pelo quarto ano consecutivo, algo inédito em Portugal em eventos fora da Capital”.
“Com mais de duzentos e cinquenta parceiros envolvidos e mais de sessenta mil participantes, percorrendo o país de Norte a Sul, conseguimos solidificar a marca, assumindo-se este como o maior projeto de Turismo Ativo em Portugal, e também um dos mais fortes promotores do Interior do país. Évora será este ano a penúltima etapa, estando marcada a festa final para Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019, mas já com os olhos postos em 2020 onde iremos apresentar muitas novidades, numa transformação radical de muitas medidas inovadores e potenciadoras dos Territórios”, revela ainda Paulo Costa.
A corrida mais animada
Nos 21kms da Meia Maratona de Évora, os participantes irão encontrar 23 pontos de animação cultural, numa demonstração extraordinária da vitalidade que se vive nesta etapa do circuito TVI Running Wonders e da excelência cultural da Cidade de Évora. Ninguém tem dúvidas: esta é mesmo a corrida mais animada num dos mais bonitos patrimónios classificados.
Gigabombos do Imaginário, Musica Ligeira - Zé Mendes, Grupo Coral e Etnográfico Cantares de Évora, Escola de Dança Negrita, Tinho Pinho, Liberalitas Julia, TXTAPUM - Orquestra de Percussão, Tuna Académica do Liceu de Évora, Tuna Académica da Universidade de Évora, Tuna da Escola de Enfermagem São João de Deus, Vozes do Alentejo, Grupo Acordeões, Grupo Coral Instrumental Vozes de Canaviais, Associação Qualquer Um Dança, Capoeira Alto Astral Alentejo, Música ligeira Josué Grupo, Académico Seistetos, Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, Associação Aeronáutica de Évora são os grupos e artistas que irão animar a manhã de domingo.
A Meia Maratona de Évora – Corrida Monumental, que irá ter transmissão em direito por parte da TVI24, conta ainda com o contributo inexcedível de quase duas centenas de voluntários, provenientes dos agrupamentos de escuteiros e escoteiros e de alunos do curso de desporto da Escola André de Gouveia.

O programa da Meia Maratona de Évora, que começa logo na sexta-feira com o Run Kids, na praça 1º de Maio, pelas 09h00, com a participação de meio milhar de crianças envolvidas no jogo Serpente Papa-Léguas, prossegue no sábado, pelas 10h30, na Praça de Giraldo, com uma aula de Zumba Sénior destinada aos elementos do Programa Municipal Séniores Ativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário