quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Algarve | Lagoa participa em seminário sobre cidades inteligentes

O presidente da Câmara de Lagoa, Algarve, Luís Encarnação, foi um dos oradores convidados para um seminário de âmbito nacional sobre “Cidades Inteligentes”, organizado pela Câmara de Lagoa, Açores, durante os dias 15 e 16 de novembro.
Os desafios da mobilidade e da conectividade, e particularmente os do turismo inteligente, estiveram no centro das atenções deste encontro que reuniu representantes de territórios e de setores muito diferenciados entre si.
Participaram municípios portugueses de maior e de menor dimensão, situados no interior e próximos do mar, indústrias várias, nomeadamente ligadas ao turismo ou ao automóvel.
Luís Encarnação comunicou nesta oportunidade, numa perspetiva de partilha de boas práticas inovadoras, a uma plateia de especialistas, oradores, técnicos de várias áreas e autarcas, a experiência que o Município de Lagoa tem vindo a desenvolver desde 2015.
A apresentação do edil de Lagoa focou-se no Projeto Smartcity: Lagoa. Referiu-se ao processo da respetiva implementação com a criação de uma estrutura tecnológica que cobre todo o território do concelho e que é coordenado a partir de um centro de operações. 
Este centro, localizado no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, assume a conectividade com todos os protocolos de comunicação, permite o desenvolvimento de aplicações à medida das necessidades dos serviços, a integração de sensores e dos serviços SIG – Sistema de Informação Geográfica. Gere ainda toda a informação recolhida e serve como canal preferencial entre o munícipe e os serviços.
No âmbito do “turismo inteligente”, o sensor instalado no sistema de Lagoa, Algarve, permite a quantificação de três indicadores de presença turística. Por um lado, a “pressão turística e a densidade turística”; por outro a “diversidade turística” medida em “diversidade Linguística e diversidade de divisa”; e por último os indicadores comportamentais: “weekenders”, “atração almoço”, atração jantar”, “retenção noturna” e “sofisticação digital”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário