quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Site municipal distinguido em “Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização”


A Câmara Municipal de Porto de Mós foi distinguida, ontem, dia 4 de dezembro, em Guimarães, com o terceiro lugar, na categoria de “Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização”, no âmbito da apresentação do Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais, que avaliou os 308 municípios portugueses.

Porto de Mós foi, assim, distinguido a nível nacional, tendo sido o único município do distrito de Leiria premiado.

O prémio foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, que vê assim reconhecido o sítio da internet do Município de Porto de Mós, on line nesta versão desde dezembro de 2018.

O prémio foi atribuído pela AMA (Agência para a Modernização Administrativa), pela Universidade do Minho e pela Universidade das Nações Unidas (United Nations UniversitY UNU-EGOV – Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance).

O grupo de especialistas independentes avalia, anualmente, o desempenho dos sítios da internet das câmaras municipais, através dos seguintes parâmetros: Conteúdos: tipo e atualização; Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; Serviços online; Participação.

Foram, também, apresentadas análises segmentadas, por dimensão da câmara Mmnicipal, e por grandes zonas, regiões NUTs II e distritos. O período de recolha e avaliação a que se reportou este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019.

Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu, ainda, o envio de mensagens de correio eletrónico para os serviços municipais, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição, dos 308 municípios.

A cerimónia foi presidida pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, estando presentes o Reitor da Universidade do Minho, um representante da Universidade das Nações Unidas e vários académicos de renome.


Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário