quinta-feira, 30 de abril de 2020

TRABALHO|RESTAURAÇÃO: Ibersol quer cortar nos salários dos estafetas

Concentração de protesto junto à sede da Ibersol, no Porto
O grupo Ibersol quer reduzir o valor pago aos seus distribuidores, alegando a diminuição do preço dos combustíveis.

O grupo Ibersol, que detém, entre outras, as marcas Pizza Hut, Burger King e KFC, obteve lucros de 27,1 milhões de euros em 2019, mais 8,2% que em 2018, perfazendo um lucro de 80 milhões de euros nos últimos três anos, lembra o Sindicato da Hotelaria do Norte (CGTP-IN).


Neste sentido, a estrutura sindical entende não ser «admissível» que a empresa, «na primeira contrariedade do seu negócio» e num quadro de «grandes dificuldades para os trabalhadores», recorra ao lay-off e, deste modo, reduza a retribuição a cerca de 5000 funcionários.

Além disso, o sindicato denuncia que o grupo Ibersol pretende reduzir o valor por entrega aos distribuidores da Pizza Hut de 0,71 euros para 0,67 euros, alegando a diminuição do preço da gasolina no mercado.

Pelo contrário, o sindicato considera que estes trabalhadores exercem funções de risco e merecem «não uma redução da retribuição, mas um prémio de risco».

Sem qualquer actualização salarial em 2019, cerca de 80% dos trabalhadores do grupo Ibersol auferem o salário mínimo nacional, o que contrasta com os lucros divulgados. Além disso, segundo o sindicato, as vendas da Pizza Hut têm aumentado muito neste quadro epidémico, mas os trabalhadores não têm sido beneficiados e continuam a ser confrontados com a escassez de material de protecção.

Por outro lado, a empresa, em vez de aumentar o seu quadro de pessoal, tem recorrido à Uber Eats e à Glovo para a entrega ao domicílio de refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário