quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Leiria | Gabinete de Inserção Profissional do Município apoia inserção no mercado de trabalho

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), um espaço criado pelo Município de Leiria em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) com o objetivo de apoiar gratuitamente jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção/reinserção no mercado de trabalho, encontra-se em funcionamento no espaço Start up no Mercado de Sant’Ana.

 “O Gabinete de Inserção Profissional tem desenvolvido um trabalho fundamental numa altura em que a taxa de desemprego tem vindo a aumentar no concelho”, destaca a vereadora do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Leiria, Catarina Louro.

“De facto, perspetivava-se uma forte contração da economia em resposta às consequências geradas pela pandemia Covid-19 e infelizmente é essa realidade que se tem verificado. Nos últimos meses, reestruturámos o Gabinete, dotando-o de mais recursos, encetámos contactos com outras respostas e projetos já existentes no terreno e temos conseguido chegar aos/às desempregados/as, apoiando-os/as nas diversas fases e levando-lhes as informações e os esclarecimentos que necessitam”, acrescenta.

Exemplo disso, realça Catarina Louro, é que entre agosto e setembro foram registadas 95 inscrições no GIP, o que representa uma adesão inesperada mas que, de facto, se enquadra na atual conjuntura económica.

“Nas próximas semanas vamos investir na criação de uma Bolsa de Emprego de modo a conseguirmos dar resposta a quem procura emprego, mas também às entidades empregadoras que procuram determinados perfis profissionais e, portanto, temos todo o interesse que instituições e empresas possam partilhar connosco as suas ofertas de emprego. Acreditamos que através do GIP conseguimos apoiar munícipes e empresas a fazer correspondência entre as necessidades de uns e outras”, destaca Catarina Louro.

Além de apoiar a procura ativa de emprego, o GIP promove a captação e divulgação de ofertas de emprego; a divulgação de medidas de emprego; formação profissional e empreendedorismo; encaminhamento para ações promotoras de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego. Promove ainda o apoio ao recurso dos serviços online do IEFP; o encaminhamento e pré-seleção de candidatos para entidades empregadoras; faculta informações sobre as medidas de apoio à contratação e estágios e, promove ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e formação.

O GIP tem também uma página de facebook https://www.facebook.com/GIP.MunicipioLeiria/  através da qual os interessados em obter mais informações, podem pedir esclarecimentos, ver ofertas de emprego e, inclusive, agendar atendimento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário