quinta-feira, 19 de novembro de 2020

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES É PIONEIRA NA COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA

 

O Município de Silves é pioneiro no Algarve em compostagem comunitária, direcionada, neste momento, às freguesias de S. Marcos da Serra e de S. Bartolomeu de Messines.

Esta iniciativa permite que os munícipes, destas freguesias, separarem os biorresíduos na fonte tratando-os localmente, reduzindo assim a pegada ecológica indexada ao transporte e deposição em aterro, com os benefícios ambientais daí resultantes.

Os resíduos depositados irão sofrer uma degradação, transformando-se em fertilizante natural. O composto será aplicado localmente nos jardins municipais, contribuindo para a responsável gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental.

Este projeto representa um passo numa estratégia de longo prazo que passará pelo cumprimento da Diretiva Quadro do Resíduos e do PERSU2020, integrando Silves no pelotão da frente a nível nacional, assumindo desde já um caminho para alcançar as metas mais ambiciosas de valorização, que prevêem a obrigação de recolha seletiva de biorresíduos a partir de 2023. Silves antecipa assim as medidas que serão transpostas para o direito nacional, permitindo uma curva de aprendizagem que permitirá inovar num futuro próximo.

O POSEUR e o Fundo Coesão europeu suportou 85% dos encargos dos investimentos de aquisição de equipamento e publicidade e divulgação do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário