quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Está a chegar a Leiria a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos!


O Município de Leiria recebe a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se realiza entre os dias 21 e 29 de novembro, através da dinamização de diversas atividades e ações que visam sensibilizar a população para a necessidade de reduzir a quantidade excessiva de resíduos que são produzidos diariamente. 

No Mercado Municipal de Leiria realizam-se, durante a semana, duas ações de sensibilização ambiental. Uma destinada aos clientes do mercado, com o objetivo de os dissuadir do uso de sacos de plástico nas suas compras, e outra destinada aos comerciantes, com o objetivo de os alertar para a importância de um embalamento mais sustentável dos seus produtos. 

Na terça-feira, dia 24 de novembro, cerca de 150 funcionários da Autarquia participarão numa ação de formação subordinada ao tema: “Educação ambiental – o que acontece aos resíduos que produzimos?”, promovida pela Valorlis, e que contribuirá para melhorar a capacidade do município no que se refere a sensibilizar os munícipes para a importância da reciclagem e adequada separação dos resíduos. 

Na quinta-feira, dia 26 de novembro, o Centro de Interpretação Ambiental dinamizará uma oficina para o público pré-escolar, na qual as crianças irão pintar sacos de algodão, utilizando elementos recolhidos na natureza, tais como folhas de árvores e arbustos. Esta é uma atividade que pretende sensibilizar os mais novos para a importância de reutilização. 

Nos dias 25 e 27 de novembro, o público escolar do concelho irá participar em visitas guiadas à exposição “Novos usos/Usos conscientes”, patente no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, e que tem como finalidade fazer-nos repensar o nosso comportamento em relação ao plástico de uso único e à produção de resíduos. Esta mostra está integrada na exposição “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal” patente no Museu de Leiria, e pode ser visitada gratuitamente. 

Ao longo da semana, os munícipes, bem como todos os interessados, poderão acompanhar na página de facebook do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria a rúbrica “Lixo velho, vida nova” com a apresentação de oficinas de ‘upcycling’ com exemplos e demonstrações da nova vida que podemos dar a objetos que de outra forma seriam lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário