quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Antologia reúne textos evocativos de autores romenos que passaram por Lisboa

Para realizar este magnífico álbum, a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa desafiaram personalidades romenas que passaram por solo português a expressarem a forma como vêm a cidade de Lisboa. Dessa iniciativa resultou a antologia bilingue Azul de Lisboa/ Azur de Lisabona. A obra chega às livrarias no próximo dia 24 de Novembro de 2020, numa iniciativa da Embaixada da Roménia e do Instituto Cultural Romeno, publicada com a chancela da Guerra e Paz Editores e com o apoio da Fundação Bonte.

Diplomatas, escritores e artistas romenos, que visitaram ou viveram em Lisboa, foram convidados pela Embaixada da Roménia na República Portuguesa e pelo Instituto Cultural Romeno em Lisboa a participar numa antologia de textos evocativos dessa experiência, acompanhados por fotografias que o reputado fotógrafo romeno Cosmin Bumbut, vencedor do Sony World Photography Award, fez da capital portuguesa.

 

Dessa experiência resultaram textos emotivos, que demonstram uma enorme paixão por Lisboa, e com os quais as fotografias de Bumbut assumiram uma ligação imediata. É essa antologia de histórias e vivências romenas sobre Portugal, Azul de Lisboa, que agora vê a luz do dia numa edição bilingue (português/romeno). Uma obra que irá surpreender portugueses e romenos e fortalecer as relações diplomáticas e culturais entre os dois países.

 

Os leitores portugueses vão deparar-se com uma forma única de olhar a cidade – como é que nos vêem os olhos fascinados dos romenos – e vão também conhecer os valores e as figuras de uma cultura que cada vez mais se aproxima de nós.

 

Para estes escritores, artistas e diplomatas romenos é uma descoberta ou redescoberta de Portugal, país do limite ocidental da Europa, do qual querem exprimir impressões e vivências que possam ir além das habituais referências à epopeia dos exploradores, aos jardins de laranjeiras e ao fado.

 

Azul de Lisboa chega às livrarias no próximo dia 24 de Novembro de 2020. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da Guerra e Paz Editores. Uma notável edição de coleccionador de grande formato e totalmente a cores para desfrutar ou – quem sabe – oferecer.

 

 

Azur de Lisabona / Azul de Lisboa

AA. VV.

Fotografias de Cosmin Bumbut

Não Ficção / Arte

264 páginas · 21x29 · 25,00 €

Nas livrarias a 24 de Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário