sexta-feira, 26 de março de 2021

Toda a nostalgia da infância num só livro


José Jorge Letria, escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, apresenta-nos um livro no qual evoca os episódios mais marcantes da sua infância. O Salteador da Infância Perdida é mais do que um livro de memórias, é um livro em que as histórias se entrecruzam com a História e em que o mágico e o maravilhoso vão, a par e passo, com a vida de outro tempo. O Salteador da Infância Perdida é uma edição Guerra e Paz Editores e chega às livrarias de todo o país no próximo dia 6 de Abril.

Mesmo num país cinzento, com o era Portugal das décadas de 50 e 60, o mundo era colorido aos olhos de uma criança. Essa criança era José Jorge Letria, hoje escritor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, que, depois dessa infância feliz passada em Cascais, já foi jornalista e autarca.

Passaram-se mais de seis décadas, mas a nostalgia que lhe trazem aquelas lembranças ainda mora no autor. Fruto dessa saudade, José Jorge Letria publica agora O Salteador da Infância Perdida, um livro repleto de memórias afectivas contadas em episódios isolados e da sua perspectiva enquanto criança, mas com reflexões que apenas podem ser lidas à luz do homem que foi ao longo da sua vida e do homem que é ainda hoje.

Recordações contadas como quem fala e em que as histórias se entrelaçam com as figuras e os acontecimentos da História. Eventos pontilhados pela escrita poética de Letria que lhes confere a mais livre e pura de todas as linguagens, como é também a linguagem da infância. Uma viagem pelos corredores da memória, que nos transporta à arca da felicidade perdida.

O autor pretende que «o leitor se sinta convidado a partilhar esta viagem que o deve ter como cúmplice e testemunha. Escrevi vários textos memorialísticos, mas estes são os que se encontram mais perto do coração».

O Salteador da Infância Perdida estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 6 de Abril. O livro estará ainda disponível no site oficial da editora.

O Salteador da Infância Perdida
José Jorge Letria
Não-Ficção / Memórias
112 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 6 de Abril
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário