sexta-feira, 26 de março de 2021

Marinha Grande | Música e dança difundidos em abril

Em abril, a Câmara Municipal da Marinha Grande volta a apostar numa programação cultural diversificada, através da exibição de espetáculos de música e dança nas plataformas online e um concerto presencial de Vitorino que regressa ao palco do Teatro Stephens.

Esta programação decorre no âmbito do projeto #marinhaficaemcasa, que visa proporcionar iniciativas culturais à população e manter a produção artística.
Os espetáculos do #marinhaficaemcasa são transmitidos nos seguintes canais:

Facebook

Youtube

Estão agendadas as seguintes atuações:
3 de abril . sábado . 21h30
“O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Criação de Nélia Pinheiro a partir do livro de José Saramago
Sinopse:
Ensaio sobre a Cegueira é baseada na obra com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano perante situações de crise, violência e isolamento.
Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar ativação do espetador. Os momentos chave da obra de Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana em momentos de crise.

A interpretação está a cargo de 3 bailarinos que assumem diferentes personagens da obra de Saramago. Os figurinos são da autoria de José António Tenente, o desenho de luz está a cargo de Nuno Meira. O ambiente sonoro resulta de uma criação de Gonçalo Almeida Andrade, desenvolvida no interior da obra pelos intérpretes.
Ficha artística e técnica:
Direção | Coreografia Nélia Pinheiro
Interpretes FÁBIO SIMÕES, GONÇALO ALMEIDA ANDRADE, NÉLIA PINHEIRO
Ambiente Sonoro GONÇALO ALMEIDA ANDRADE
Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
Cenografia NÉLIA PINHEIRO, RAFAEL LEITÃO
Desenho de Luz NUNO MEIRA
Técnica PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS
Produção CDCE

4 de abril . domingo . 18h00
Concerto de Deolinda Bernardo

10 de abril . sábado . 18h00
Concerto de Nuno Esperto

11 de abril . domingo . 18h00
Música e Dança do Sport Operário Marinhense

17 de abril . sábado . 18h00
Concerto de Carmen Dolores

18 de abril . domingo . 18h00
Concerto com The Black Tinto

23 de abril . sábado . 18h00
Humor com Leandro Costa

30 de abril . sábado . (Horário a definir oportunamente, em função da evolução da pandemia)
Teatro Stephens
Concerto presencial de Vitorino "Vem devagarinho para a minha beira - Voz e Dois Pianos“
Sinopse:
“Vem Devagarinho para a Minha Beira – Voz e Dois Pianos” teve a sua edição e distribuição a 1 de Maio de 2020 em pleno período COVID 19. São dois pianos nas mãos de dois pianistas de excelência: João Paulo Esteves da Silva e Filipe Raposo. E a voz de Vitorino.
Nos poemas que cada canção evoca há um despir de preconceitos que permitem que se percorram caminhos que vão desde Mozart a Lupicinio, de Carlos Gardel a Vitorino, de Joni Mitchell a João Paulo Esteves da Silva e de José Afonso a Filipe Raposo.
Assente na simbiose do trabalho a três, na escolha criteriosa e exigente dos poemas e dos poetas portugueses e no trabalho de composição único, este projeto tem como resultado um trabalho inédito, elegante, sóbrio e ao mesmo tempo emotivo, capaz de agarrar quem o ouve e vê, do princípio ao fim.

Ficha Artística:
Voz - Vitorino Salomé
Interprete e compositor, 45 anos de uma carreira multifacetada em que as preocupações culturais e sociais prevalecem. Sempre com uma enorme abertura ao intercâmbio artístico, do qual este projeto é mais uma prova. Mais informações, https://www.vitorinosalome.pt/
Piano - Filipe Raposo
Pianista, Compositor e Orquestrador. Filipe Raposo, sobejamente conhecido da comunidade musical e do público, tem colaborações em concerto e em disco com alguns dos principais nomes da música portuguesa: Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto, Vitorino, Janita Salomé, Amélia, Muge, Camané Mais informações, https://filiperaposo.com/about/
Piano - João Paulo Esteves da Silva
Pianista de reconhecida mestria, com uma inteligência musical imensa e um enorme talento que abrange a composição, improvisação e interpretação. Ao longo dos anos são inúmeras as colaborações, em concertos e discos, com músicos nacionais e estrangeiros: Carlos Bica, Cláudio Puntin, Jean-Luc Fillon, Peter Epstein, Ricardo Dias, Dennis Gonzalez, Vitorino, Sérgio Godinho, entre outros.

Duração Aprox. 60m
Classificação etária M6
Preço do Bilhete 10€
Bilheteira: (a partir de 19 de abril) terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário