sexta-feira, 26 de março de 2021

Cantanhede | No próximo fim de semana: Ciclo de Concertos continua com Xamaril – Music Folk e Palco a 4

O Ciclo de Concertos 30 minutos de música regressa no próximo fim de semana com a atuação do grupo Xamaril – Music Folk e do grupo de teatro Palco a 4 com a apresentação do espetáculo musical “Viagem Encantada”. Esta quinta jornada do certame pretende assim assinalar desta forma o Dia Mundial do Teatro, que se comemora no dia 27 de março, e conta como habitualmente com a transmissão no facebook da autarquia, a partir do salão nobre da Câmara Municipal, embora no sábado seja do Multiusos de Febres, por necessidades logísticas.

Na sexta-feira, 26 de março, às 21h30, atua o grupo Xamaril – Music Folk, constituído por cinco jovens instrumentistas do concelho de Cantanhede Nuno Nunes, Leandro Loureiro, Eduardo Pereira, João Toscano e Luís de Jesus, que se apresentam com um reportório especialmente direcionado para músicas portuguesas e do mundo, misturando energeticamente melodias antigas e ritmos contemporâneos.

Este grupo criado em 2015 é chamado a participar em várias iniciativas de recriação histórica um pouco por todo o país, partilhando a alegria musical que tão bem os caracteriza, proporcionando um ambiente animado e adequado, com a devida cor local que emprestam aos espaços em que marcam presença. Xamaril significa chamar, atrair os demais para a festa, algo que este grupo evoca com as suas sonoridades conduzidas pela gaita de fole, alaúde, timbalão, bombo, darbuka, krakebs e outras percussões.

No sábado, dia 27 de março, também às 21h30, será a vez de atuar o grupo de teatro Palco a 4, com a apresentação da revista “Viagem Encantada”, espetáculo concebido por Ana Oliveira, professora de canto, no âmbito da sua tese de mestrado em Ensino da Música, contando ainda com a presença três alunos da docente.

Trata-se da encenação de uma viagem, que transporta os mais pequenos até ao universo imaginário dos filmes de animação, levando o restante público a refletir sobre várias questões sérias e de interesse geral. Recria e problematiza situações da sociedade atual, alertando para temas relacionadas o abuso de poder, a amizade, a tolerância, o amor, a aceitação da diferença ou a superação das dificuldades.

Este projeto torna-se também bastante rico para os alunos, com inúmeras contribuições no processo de ensino, nomeadamente pelo envolvimento de disciplinas como canto, dança e representação, desenvolvendo nos alunos o seu nível psicossocial, cognitivo, musical e artístico. Esta interdisciplinaridade vai contribuir bastante para formar músicos que consigam comunicar melhor artisticamente, transmitindo emoções, sentimentos, pensamentos, melhorando significativamente a sua performance.

Recorde-se que o ciclo de concertos 30 Minutos de Música, é iniciativa promovida pelo Município de Cantanhede que visa apoiar os artistas do concelho face às dificuldades decorrentes da situação pandémica causada pela COVID-19. Esta será também uma oportunidade para reafirmar a qualidade artística e a expressão musical eclética que recorrentemente podemos constatar no nosso concelho.

Para este ciclo, foram convidados vários compositores, cantores ou grupos locais de géneros diversificados, os quais vão atuar às sextas-feiras e sábados dos próximos fins de semana, estando nesta altura a serem desencadeadas ações de divulgação deste programa de incentivo à atividade e expressão artística no domínio da música. O que se pretende é mobilizar diferentes públicos para acompanharem a atuação de alguns cantanhedenses com carreira musical reconhecida e apreciarem a sua arte em concertos que na generalidade vão ter um carácter intimista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário